Ads

SIGA NO INSTAGRAM

"Sinto que aqui é como o quintal da casa dos meus pais."




André Reis Toledo, carioca da gema e beirando os 40. Conheça um pouco da vida desse simpático brasileiro que por amor se mudou ao México e passou a sentir o mesmo sentimento pelo país.






 

André Reis Toledo
39 anos
Ciudad de México - México
Cidade Natal: Rio de Janeiro-RJ
Casado
 
Você mora sozinho? Com quem mora?
Moro com meu Pareja (marido). 
Somos casados oficialmente no México e temos o Acordo de União Homoafetiva há 6 anos no Brasil.

Há quanto tempo está no país?
No total são 6 anos na “Ciudad de México”.

Com o que você já trabalhou e qual o seu trabalho atual?
Trabalho na nossa empresa, uma empresa de produtos voltados ao público religioso e também para SPA.

O que te levou a sair do Brasil?
México veio simplesmente com o pedido de casamento, eu mesmo nunca tive a intenção de sair do Brasil, mas com o passar do tempo achei que seria uma grande oportunidade, e o amor falou mais alto. 

Porque escolheu o México e a Cidade do México?
Não tive uma escolha em si, mas acabei indo para a Cidade do México simplesmente porque ele já tinha uma casa lá, e eu automaticamente acabei indo.

Conhece o Idioma? Já conhecia quando se mudou?
Não conhecia nada, só mesmo de algumas músicas e novelas mexicanas que são mostradas no Brasil. Vim sabendo falar apenas 3 simples palavras: “Gracias”, “Permiso” e “Despacio”, que são o nosso “Obrigado” e “Com licença”. Com o passar do tempo fui aprendendo a força, até tentei numa famosa escola de lá, mas infelizmente não me representa em nada, e acredito que o mesmo acontece com muitos brasileiros.

Qual o custo de vida? É mais barato ou mais caro em relação à sua cidade natal?
Custo de vida? Vamos lá, o dólar hoje no Brasil vale R$ 2,40 em média, no México 12,00 pesos, então é a diferença seria de quase a metade do valor no Brasil. O salário mínimo daqui é menos da metade do brasileiro, mas não estou dizendo que o custo de vida e os produtos tenham a mesma diferença de preços. No México muitas coisas são bem mais baratas, pois acabamos pagando menos impostos, além de que tudo o que compramos vem o valor da mercadoria e o imposto embaixo e depois o total com impostos. Mas comparando com o Rio digamos que é mais barato sim.

Qual a relação de infraestrutura da cidade você faz com sua cidade natal?
No México você vê um cuidado maior com as estradas, escolas (que são muitas) e hospitais, pois a Cidade do México é dividida por zonas, e cada zona é atendida por hospitais da sua região. Hotéis são milhares, é uma cidade turística e de negócios. No Rio de Janeiro e no Brasil, as obras levam anos para ficarem prontas e aqui é muito rápido, algo que parece mágico aos nossos olhos.

O que te chamou atenção na cultura do país?
A cultura dos mexicanos é a mesma coisa, eles são totalmente cultos, políticos e religiosos. 

Tem alguma história engraçada/inusitada que aconteceu com você no país?
Algumas... Mais vou contar uma que achei bem engraçado: Logo que cheguei, indo de carro para  o nosso escritório de carro e com o som ligado do rádio, a locutora disse algo muito estranho pra mim "Que buena rola!".  Minha cara ficou vermelha, eu logo perguntei ao meu marido o que era aquilo, se eles falavam palavrões na rádio assim do nada. Ele me explicou o que era "rola" para eles (significa "canção", "música"), e mesmo assim ainda continuei assustado. E outra foi quando uns amigos que me perguntaram se eu estranhava minha família, eu assustado logo disse que estranho, eu morro de saudades deles e não os estranho, eles são minha família. Já quase fui preso por fazer pipi na rua também, mas isso eu não conto heim.
 
O que do Brasil te faz mais falta? Em que momento você sente/sentiu mais saudade?
Sinto saudades de tudo: do ônibus lotado, do povo malcriado e ao mesmo tempo amável. Sinto saudade da poeira, da família falando alto, dos amigos, da comida e tudo que não temos aqui. Sinto falta de sentar no portão de casa e ficar conversando com os vizinhos, da cerveja geladona, de comer salgadinho de festas, do pastel do chinês, enfim, nada se compara com a nossa terra, mas infelizmente a minha, a sua terra anda sendo maltratada cada dia mais por nossos políticos, habitantes e tudo que está destruindo nosso país.

Do que você não sente falta no Brasil?
Da falta de respeito ao próximo, da falta de estrutura, da falta de educação, da falta de hospitais, de mobilidade urbana, de cultura, de cuidado com os idosos, da violência, e de muitas outras coisas. Mas não sinto falta mesmo é do tanto que fazem o povo de palhaços.

Você gosta da comida local? É muito diferente da brasileira?
Sim. No inicio não gostava de nada, só comia o trivial, tipo bife, filé de frango, peixe frito, camarão, arroz, essas coisas, mas hoje estou bem melhor, e olha que já são 6 anos. Hoje como até tacos, aquelas “tortillas” que me faziam quase vomitar, coisa de louco mesmo. Amo “chille” - que é a pimenta. Muitas frutas diferentes das nossas. O cacto - que aqui é planta de jardim, eu como e agora quero comer os grilos que eles fazem. Um dia desse eu comi ovos de formiga, uma coisa de doido, muito bom mesmo. 
 
O que você costuma fazer nos momentos de folga? Quais os programas e lazeres existem para se fazer na cidade?
Acredito que essa seja uma das piores perguntas. Eu sou caseiro, mega caseiro. Mas quando estou afim jogo boliche, faço compras, sou louco por compras, saímos para bailar e tomar uma cerveja, normalmente nunca está “geladona” como a nossa. Mas agora quero conhecer outros estados, cidades e seus costumes. A cidade é a numero um em museus, a pessoa respira cultura, temos uma arquitetura rica demais e muitos parques. No México e na Cidade do México você pode fazer tipo um mega tour e desfrutar muito das culturas, praças, restaurantes e muitas outras coisas.
 
Qual a relação dos nativos com brasileiros? Você possui amigos mexicanos?
Olha isso é bom mencionar, posso ser meio critico? Os brasileiros na Cidade do México são a maioria fechados, tipos nariz em pé mesmo, existe uma instituição que muitos falam que nos representa, mas na verdade é uma instituição que só sabe ganhar dinheiro a custas dos mexicanos e brasileiros, então na minha ideia é a maior separatista que existe entre a comunidade brasileira que existe aqui. Mas tenho muitos amigos mexicanos, argentinos, árabes, uns 2 brasileiros. Agora se você chega lá e fala que é do Brasil eles logo querem saber do futebol, mulheres e dos homens do nosso país. 

O que é falado sobre o Brasil por aí?
Muitos falam que somos os mais lindos do mundo, normalmente falam bem, mas existem uns que acham que não trabalhamos no nosso país.
 
Gostam da música brasileira? Como é a repercussão das nossas músicas aí? Você já foi a algum show de brasileiros?
Tadinho de nós! Música brasileira aqui é Roberto Carlos de 19...e vovozinha, Nelson Ned. E um dia desses eu tava na minha casa como agora de madrugada na net e escutei Gustavo Lima e você.... kkkk Mas eles não conhecem nada. A música brasileira não chega aqui como a mexicana chega ao nosso país.
Nunca fui a um show, teve até um do Roberto mas eu vinha do Rio e achei muito caro. Ok,ok, ele é o Rei, mas tava caro demais.

Quais são os principais ídolos (esporte, música, política, TV, etc) atualmente no país?
Você me pegou. Acho que o maior ídolo de muitos é a Santa Guadalupe, Santa Muerte. Alguns jogadores, mas não existe como no nosso país... ou se tem são muitos ao mesmo tempo. Eles amam a cultura deles, são diferentes de nós, são mais patriotas eu acho.

O que você costuma assistir na TV?
Somente as notícias. Odeio o Chaves que passa aí no Brasil, nada demais, mas é pela falta de cultura mesmo, nada para acrescentar. Assisto muito TV brasileira, filmes do mundo todo, mas existe uma série mexicana que é boa demais, chamada “Mujeres Asasinas”.

Já sofreu algum preconceito, ou algo constrangedor, devido à sua relação homoafetiva (no México)?
Nunca passei por nada que tenha me ferido no México, sempre fui bem aceito. Eles têm uma mentalidade diferente, acredito que seja até pela cultura. Não saberia falar que estado, mas no México existem ainda lugares que o filho homem mais velho, não se casa, é feito como mulher para cuidar da mãe. Como disse antes não sei qual o estado, mas sei que existe.
Pensa em voltar para o Brasil? Se sim, quando?
Claro que penso. O Brasil é o meu país, mas infelizmente não teria o padrão de vida que tenho no México. No Brasil seria empregado, no México sou empresário. Aqui tenho casas, carro, no Brasil moraria de aluguel. Coisa de louco, mas é verdade. Quem sabe um dia, mas por enquanto não.
 
Qual o seu sentimento pelo México?
Acolhimento. Amor. Sinto que aqui é como o quintal da casa dos meus pais no Brasil.

Que conselhos você daria a quem pretende visitar ou até mesmo se mudar para o país?
Aproveite muito para conhecer a cultura, os lugares. Cuidado com a comida, apesar de maravilhosa, evite comer na rua. Seja amigo, educado e amável, pois eles são assim. E faça compras, aqui é ótimo para isso.
 
 
 
 

5 Comentários

  1. Muito bom! O André fez eu mudar a maneira como vejo a Cidade do México! Acho que muitos brasileiros imaginam o México como se fosse até mais bagunçado do que o Brasil, mas vejo que não... Foi uma ótima primeira entrevista! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu tiver o prazer de conhecer a cidade do México agora em Abril, eu sou do Brasil mas eu nunca rodei o país, o que eu posso dizer é que gostei bastante do que pude conhecer do México, achei muito organizado, respeitável e bonita, muito bela a cidade!

    ResponderExcluir
  3. Amo o méxico, dos países que visitei, o méxico com certeza é o país do meu coração. Gostaria de um dia viver nesse país tão querido, apesar que as coisas possam rumar para outro. Uma coisa citada na entrevista e que é expressa verdade, é a questão do cuidado, da infraestrutura e excelentes estradas. A educação e amabilidade das pessoas também é super cativante. Sou uma apaixonada pela comida mexicana, inclusive aprendi alguns pratos :)

    ResponderExcluir
  4. Amo o México. Conheci através das novelas mexicanas e morro de vontade de ir. Mujeres asesinas! Nossa, adoro!!!!

    ResponderExcluir
  5. vou em janeiro pra Querétaro.! Ebaaaa! Alguém tem dicas ? fico por 6 meses na ITESM.

    ResponderExcluir