Ads

SIGA NO INSTAGRAM

"Me surpreendi muito positivamente com tudo aqui."



Thiago Ferreira completou em Agosto um ano na Sérvia. Sua vida carioca mudou completamente em 2012, quando decidiu ir embora para viver com sua namorada. Hoje ele é até um dos responsáveis pela divulgação turística do país.








Thiago Ferreira
21 anos
Belgrado, Sérvia
Cidade Natal: Rio de Janeiro, RJ
Em um relacionamento


Você mora sozinho? Com quem mora?
Não, moro com minha namorada e com os pais dela. Como a decisão de me mudar para a Sérvia foi uma reviravolta na minha vida, decidi ficar com eles para não passar aperto até ter condições financeiras de morar sozinho ou só com a minha namorada. O legal é que viver na casa de uma família sérvia potencializa a minha vivência no exterior, já que tenho um contato mais próximo com hábitos e tradições locais que estrangeiros que moram sozinhos não têm.

Há quanto tempo está no país?
Vim para a Sérvia em agosto de 2012, ou seja, completei um ano aqui há pouco tempo. Antes de me mudar para cá já tinha vindo visitar o país duas vezes por causa da minha namorada (que é sérvia) e passei um mês aqui em cada vez.
Com o que você já trabalhou e qual o seu trabalho atual?
Me formei em Turismo no Brasil, onde trabalhei em hotelaria. Na Sérvia, continuo meus estudos no campo do Turismo e trabalho com a promoção turística do país no exterior. Sou um dos coordenadores da organização Serbia4Youth, que é a principal divulgadora do turismo jovem no país, além de ser fundador do blog turístico Bem-vindo à Sérvia, que comecei a escrever por prazer, mas que acabou evoluindo para um blog sério, tornando-se a principal fonte de informações sobre a Sérvia dedicada totalmente ao público brasileiro. Hoje, o blog é patrocinado pela Organização Nacional de Turismo da Sérvia e membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem.

O que te levou a sair do Brasil?
Não foi nada pessoal com o Brasil... Amo meu país! Antes de mais nada, foi o amor a uma garota sérvia que me levou a sair do Brasil e conhecer um país que muitos brasileiros não sabem nem localizar no mapa. Cheguei aqui sem saber muito o que esperar... Muitas pessoas acham que a Sérvia ainda está em guerra, apesar da última guerra ter sido há 14 anos atrás. Vi que tudo o que falam por aí é besteira. Me surpreendi muito positivamente com tudo aqui e acabei me apaixonando também por esse país. Logo, digo que saí do Brasil por causa de um amor duplo: pela minha namorada, chamada Jelena (lê-se “Iélena”), e pela Sérvia em si. Se fosse só por ela e eu não gostasse do país, não teria nem como.
Porque escolheu a Sérvia e Belgrado?
Porque a Sérvia é simplesmente um dos lugares mais surpreendentes e autênticos do mundo! A história e a cultura daqui são riquíssimas e o povo é muito hospitaleiro. Eles são os brasileiros da Europa! Já viajei por várias cidades europeias e sempre tenho a sensação de que são muito parecidas umas com as outras. Já Belgrado é uma cidade completamente diferente de todas... É uma cidade que não é nem um pouco óbvia! Acho que ela não é uma cidade que brilha para as pessoas logo de cara... Você precisa realmente explorá-la, pesquisar sua história e conversar com seus cidadãos para entendê-la. Aí, quanto mais você descobre, mais você se fascina e quer continuar desvendando essa cidade mágica. Não conheço nenhum brasileiro que tenha vindo aqui e não tenha se apaixonado! A Sérvia é uma verdadeira joia escondida do turismo de massa e que está aos poucos se inserindo mercado turístico mundial como um destino para pessoas curiosas que querem descobrir lugares novos e interessantes. Como profissional do Turismo, é uma experiência sensacional trabalhar na Sérvia!

Como você conheceu sua namorada?
De um jeito super comum: ela assistiu a um vídeo dos meus cachorros no Youtube e me mandou uma mensagem aleatória... Eu respondi de bobeira e acabamos trocando várias mensagens e passamos a conversar horas por dia pelo Skype. Vimos que tínhamos muito em comum e acabamos começando a planejar nosso primeiro encontro "ao vivo", que foi na minha primeira viagem à Sérvia em 2010.
Conhece o Idioma? Já conhecia quando se mudou?
Antes de me mudar, comprei um livro de sérvio para estrangeiros e me dediquei bastante ao estudo do idioma, que é completamente diferente de todas as línguas às quais estamos acostumados no Brasil. Você fica meio sem referência na hora de estudar, sabe? Você se sente como um bebê aprendendo suas primeiras palavras e tem até que aprender um novo alfabeto, o cirílico. Quando me mudei, já conseguia entender bem o idioma sérvio, mas me comunicava pouco... Uma coisa foi essencial para meu aprendizado: nunca me senti confortável falando inglês com as pessoas, apesar de muitos saberem falar muito bem, então sempre me esforcei para falar sérvio. Com o dia-a-dia, fui conseguindo me comunicar cada vez melhor. Os esforços valeram a pena! Hoje, posso dizer que falo sérvio fluente, sem problemas. Para mim é uma honra poder me comunicar com os sérvios na língua deles, principalmente com os mais velhos que não falam nenhuma outra língua.
Qual o custo de vida? É mais barato ou mais caro em relação à sua cidade natal?
Considerando que o Rio de Janeiro está entre as 15 cidades mais caras do mundo, é difícil ser mais caro que isso! A Sérvia é um país que, atualmente, tenta se recuperar de uma crise econômica que a atacou fortemente durante a desintegração da Iugoslávia nos anos 90. A taxa de desemprego no país está acima dos 20% e os salários em geral são bem baixos. Por isso, os custos também não são altos... Apesar das notas de 1.000, 2.000 e até de 5.000 dinares (moeda local) que a gente vê por aí todo dia, mas que não valem tanto quanto parece.  Mil dinares equivalem a cerca de 28 reais! Hehehe Em Belgrado, dá pra alugar um apartamento de um quarto com a melhor localização da cidade por menos de 500 reais por mês – coisa que seria um sonho no Rio! Nas outras cidades, o preço é ainda menor.
Qual a relação de infraestrutura da cidade você faz com sua cidade natal?
Belgrado tem uma ótima rede de transporte público, que cobre toda a cidade com seus ônibus comuns, ônibus elétricos e bondes. O Rio ganha vantagem com o metrô, algo que ainda não saiu do papel em Belgrado. Em termos de qualidade dos ônibus, grande parte da frota de Belgrado é antiga e precisa ser trocada – outro ponto para o Rio. Belgrado ganha com a educação de seus motoristas, que não dirigem em alta velocidade e param em todos os pontos sem que ninguém tenha que fazer sinal. As ruas e estradas da Sérvia são tão imperfeitas quanto as do Brasil. Não falei que os sérvios são como os brasileiros na Europa? Hahaha Belgrado tem bons hotéis, mas, naturalmente, perde para o Rio, que é um dos destinos turísticos mais populares do mundo. Quando se trata de saúde pública, ainda não precisei usar o sistema de saúde sérvio, mas acho difícil ser pior que no Rio.
O que te chamou atenção na cultura do país?
A Sérvia é um país com muitas tradições que parecem não se perder com o tempo. As danças folclóricas, as roupas tradicionais, a música nacional... É tudo muito bonito! O mais legal é ir para as cidades pequenas e ver que tudo ainda é parte do dia-a-dia das pessoas e não apenas uma memória do passado. Os sérvios são muito hospitaleiros e tratam todos muito bem, ainda mais se você se mostrar disposto a conhecer a cultura deles! Uma coisa muito importante que aprendi com o avô de um grande amigo meu sérvio: a melhor característica que uma pessoa pode ter é gostar de comer. Pode apostar: na Sérvia, eles comem muuuuuito! Quando é “slava” (dia do santo padroeiro da família), durante três dias eles juntam a família e os amigos e comem literalmente sem parar. É uma coisa de louco! Para acompanhar preparam uma boa “rakija” (lê-se rákia) caseira – bebida que equivale a nossa cachaça.
Tem alguma história engraçada/inusitada que aconteceu com você no país?
Tem várias... Uma delas que acontece com todos os brasileiros é quando vão a uma pizzaria, porque pizza em sérvio se escreve “pica”. Isso porque a letra C tem som de “ts”. Aí, todos hesitam em pedir “pica”! hahaha Uma vez, quando um amigo meu sérvio me apresentou à sua família, o tio dele esfregou os olhos com uma cara de surpresa e falou: “Ué! Mas ele não é negro!” Isso porque imaginam que todo brasileiro é negro, joga futebol, sabe sambar, joga capoeira e gosta de Michel Teló. Hahaha Fora isso, eu vivo situações inusitadas sempre que chego nos encontros com os amigos no mínimo meia hora atrasado e não entendo por quê se irritam comigo! Fazer o quê? Tá no sangue! Hahaha
O que do Brasil te faz mais falta? Em que momento você sente/sentiu mais saudade?
Além da família, sinto muito a falta do arroz com feijão e farofa no meu prato todo dia! Embora a comida sérvia seja ótima, esses três são insubstituíveis. Nossa, também sinto muita saudade de tomar açaí! E de morar pertinho das praias de Copacabana, Ipanema... Lembro que o momento em que senti mais saudade foi quando aquela fase de turistão passou, lá pelo terceiro/quarto mês. Não estava aguentando mais ouvir gente falando sérvio, queria meu arroz com feijão e queria minha mãe! Hahaha Mas, lá pro quinto/sexto mês, essa fase passou e eu comecei a aproveitar bastante de novo. Foi aí que comecei a me sentir realmente em casa, já praticamente como um sérvio.

Do que você não sente falta no Brasil?
Da violência urbana, sem dúvida nenhuma. O mais irônico, é que muitos brasileiros acham que a Sérvia é um país perigoso, aí quem chega aqui vê que o lugar é extremamente tranquilo, ao ponto de você poder andar na rua a qualquer hora do dia e da noite sem ter a preocupação de ficar olhando em volta para ver se tem alguém estranho vindo te assaltar. Para uma pessoa nascida e criada no Rio como eu, essa é uma das sensações mais incríveis do mundo! Aqui, as crianças vão sozinhas à escola e brincam sozinhas no parque desde muito pequenas, com uns 8 ou 9 anos. É uma tranquilidade só!

Você gosta da comida local? É muito diferente da brasileira?

A comida brasileira é sem igual no mundo, mas a comida sérvia também é muito gostosa. Eles comem bastante carne, sendo a mais famosa a “pljeskavica” (lê-se pliescavitsa), que é uma carne de uma maciez incrível! Durante o verão, comem muita “paprika” (pimentão) preparada das mais variadas formas e quando o inverno vem chegando preparam dezenas de potes de “ajvar”, que é uma espécie de pasta feita “de pimentão e berinjela que é deliciosa. O “burek”, uma massa recheada com carne, queijo, espinafre ou outros legumes, também é sensacional. Tem muita influência turca e húngara na culinária sérvia... Ah, uma coisa que eu gosto muito são os “čvarci“ (lê-se mais ou menos como tchivartsi), que é tipo a gordura do porco torrada, fica parecendo torresmo.

O que você costuma fazer nos momentos de folga? Quais os programas e lazeres existem para se fazer na cidade?
Nos momentos de folga, curto muito dar uma volta com a minha namorada pela fortaleza medieval de Belgrado, onde fica o maior parque da cidade, chamado Kalemegdan. Esse lugar tem uma vibe incrível... Pessoas de todas as idades e estilos vão para essa fortaleza que tem partes datadas do século III antes de Cristo para relaxar, trocar uma ideia com os amigos e curtir o maravilhoso pôr-do-sol no ponto de encontro dos rios Sava e Danúbio. Mais à noite, não dispenso uma boa kafana, que é uma espécie de taverna onde os sérvios vão para beber, cantar e dançar as suas músicas tradicionais super antigas. A animação é tanta, que o pessoal abraça gente desconhecida e começa a dançar em cima das mesas! A kafana é o lugar mais sérvio de todos!

Qual a relação dos nativos com brasileiros? Você possui amigos sérvios?
Todo brasileiro na Sérvia se torna automaticamente uma celebridade! Para os sérvios, o Brasil é como o paraíso... É o país dos sonhos de todo mundo! Então, eles nem acreditam quando um brasileiro fala que é brasileiro... Sempre se surpreendem e querem saber o que diabos fez você sair do país aonde todos eles querem ir! Hahaha É legal, porque é fácil de puxar assunto com as pessoas. Porém, as verdadeiras amizades surgem quando essa fase inicial de surpresa passa e você passa a conversar sobre outras coisas com eles. Os sérvios são muito gente boa... Tenho alguns grandes amigos daqui!
O que é falado sobre o Brasil por aí?
“Ronaldo!” É o que sempre grita um estranho quando descobre que eu sou brasileiro e ainda não sabe que eu falo sérvio. Hahaha As pessoas gostam muito do Brasil aqui, mas, apesar de tudo, ainda têm uma visão bastante estereotipada, como disse antes. Uma coisa que sempre me surpreende é que muitos homens sabem absolutamente tudo sobre os times de futebol brasileiros! Sabem me dizer quais times são de quais cidades e até sabem o nome dos jogadores! Eles conhecem até times da série B, o que prova que eles acompanham o nosso futebol mais do que eu! Hahaha
Gostam da música brasileira? Como é a repercussão das nossas músicas aí?
Eles simplesmente amam samba e bossa nova. A maioria não conhece outros tipos de música brasileira. Existem até algumas escolas de samba aqui na Sérvia! Dá pra acreditar? Tem vários grupos de capoeira também... A cultura brasileira é bem forte aqui, o que eu acho legal. No entanto, nesse ano que passei aqui, só ouvi Michel Teló e Gustavo Lima na rádio... Agora deu uma parada. Não estava aguentando mais!
Quais são os principais ídolos atualmente no país?
O maior ídolo deles atualmente é o Novak Djokovic, que é o tenista número um do mundo e orgulhosamente representa a Sérvia mundialmente num esporte que geralmente é dominado por países ricos. Os sérvios são uma nação muito orgulhosa e muito esportista. É muito legal ver como eles torcem com paixão. Eles são muito bons também no vôlei, no handebol e no polo aquático, que é uma febre nacional, o que para mim é até engraçado, já que o Brasil não tem tradição nenhuma nesse esporte.
O que você costuma assistir na TV?
Raramente assisto TV... Uso a internet para me informar e sempre estou sem tempo para a televisão. No máximo eu assisto o noticiário quando tem alguma coisa importante acontecendo no país ou ligo no canal musical para aprender a letra de algumas músicas sérvias.
Há alguma mania/febre no país atualmente? 
Além do esporte (que é uma febre constante), muito se discute se a Sérvia deveria continuar no caminho para entrar na União Europeia ou não. A população está bem dividida. Também é uma mania odiar os fiscais do Bus Plus, sistema responsável pela cobrança das passagens de ônibus em Belgrado. Mas essa é uma longa história!
Como sua namorada é sérvia, você prefere as mulheres sérvias? Por quê?
Olha, não tenho nada contra as brasileiras, muito pelo contrário... Mas é um fato que o percentual de mulheres bonitas na Sérvia é muito mais alto que no Brasil. Na Sérvia, é muito difícil encontrar mulher feia aonde quer que você vá! É impressionante!
Você conheceu/utilizou algum produto ou serviço que recomendaria a ser utilizado no Brasil?
Com certeza! Um deles é o código que tem em todos os pontos de ônibus na cidade, que permite que você mande um SMS por 5 centavos e receba de volta, na mesma hora, uma lista com todos os ônibus que param naquele ponto e quantos pontos faltam para eles chegarem no que você está. Outra coisa interessante é a “Strawberry Tree”, o primeiro carregador de celular público movido a luz solar no mundo! Os próprios sérvios o inventaram em 2010 e, com ele, ganharam o primeiro prêmio na Semana Europeia da Energia Sustentável em 2011. Já me veio a calhar várias vezes quando meu celular ficou sem bateria quando eu estava na rua!

Qual o sentimento dos sérvios com relação à Croácia? Croatas são bem-vindos no país?
São muito bem-vindos! Se não for nenhum radical ultranacionalista, não tem problema nenhum. Apesar dos conflitos do passado, convenhamos que os sérvios e os croatas são farinha do mesmo saco... Eles são extremamente parecidos. Eles convivem cada vez melhor, principalmente as gerações mais jovens. Um exemplo disso é a tradição de estudantes universitários de todos os países da antiga Iugoslávia se reunirem uma vez por ano para socializarem uns com os outros. Isso inclui sérvios, croatas, eslovenos, bósnios, montenegrinos e macedônios também. O encontro dos estudantes de Turismo desse ano, por exemplo, foi em Budva, uma cidade litorânea em Montenegro. Todos se divertiram como nunca!
Você gosta da música do país? Tem algum cantor/banda que recomenda?
Adoro música sérvia! Principalmente as músicas de “kafana”, que falam de amores vividos, paixões perdidas, das belezas da Sérvia e de situações cotidianas de antigamente. Falando assim, parece cafona, mas essas são as músicas que melhor traduzem a verdadeira alma sérvia... E essa alma se sente até hoje quando vamos a uma kafana e vemos jovens cantando essas músicas super antigas enlouquecidamente! Hehehe Alguns dos melhores cantores desse tipo de música são Tozovac, Miroslav Ilić e Toma Zdravković. Por outro lado, o rock sérvio também é excelente! Aliás, seria injusto falar de “rock sérvio” sendo que tais bandas surgiram quando ainda era Iugoslávia. Algumas das principais bandas são YU Grupa, Električni Orgazam е Riblja Čorba. De música pop, recomendo o grupo MVP e, para quem gosta de rap, o grupo Beogradski Sindikat.
Conhece alguma história (ou lenda) da cultura que pode contar?
Você sabia que a palavra “vampiro” é a única palavra de origem sérvia que é usada em todas as maiores línguas no mundo? Isso porque, aconteceu na Sérvia a primeira epidemia de vampiros globalmente noticiada e que fez o mundo entrar em pânico na época. Três casos são famosos: o de Sava Savanović, Arnold Paol e o do primeiro vampiro, Petar Blagojević
. Petar viveu no início do século XVIII, durante a época que grande parte do território sérvio era dominada pelo império austro-húngaro. Diz a lenda que, após sua morte, pessoas começaram a sumir misteriosamente do vilarejo de Kisiljevo, onde vivia. Pessoas começaram a relatar que viram Petar durante a noite, então começaram a rolar boatos de que ele havia se tornado um vampiro. Para controlar o medo da população, autoridades abriram o caixão dele, enfiaram uma estaca pelo seu corpo e o queimaram. Porém, antes disso, constataram que o corpo não tinha apodrecido nem um pouco e que havia sangue fresco próximo aos lábios. Assustador, não? Assim, as autoridades do então império austro-húngaro decidiram queimar todos os cadáveres que pareciam vivos e alertaram o mundo sobre o primeiro vampiro.
Pensa em voltar para o Brasil? Se sim, quando?
Não tenho nenhum plano definido quanto a isso. Vou ficando enquanto estiver feliz... Estou trabalhando em vários projetos interessantes na minha área, o que tem sido uma experiência extraordinária! Tenho me desenvolvido muito tanto profissional quanto pessoalmente. Sinto que ainda tenho muito o que fazer na Sérvia. Mas, se um dia pintar a oportunidade de aplicar no Brasil tudo o que aprendi aqui, seria também uma experiência interessante.
Qual o seu sentimento pela Sérvia?
A Sérvia é um país maravilhoso, que me acolheu super bem e que me dá muitas felicidades. É um país que teve um passado recente muito difícil e que precisa de ajuda. Tenho um prazer imenso em estar aqui e contribuir como posso para o desenvolvimento desse país, que hoje considero minha segunda casa.
Se tivesse um filho, quais características ensinaria/gostaria que ele tivesse do jeito brasileiro e da maneira sérvia de ser?
Rapaz, agora você me pegou... Para mim, os sérvios e os brasileiros são tão parecidos que eu não sei responder essa pergunta! Talvez seria bom que meu filho não fumasse como os sérvios. Aliás, melhor não fumar nada. E que não tenha o hábito de atravessar a rua fora da faixa como os brasileiros. Hahaha Essas são as características que me vieram na cabeça agora.
Que conselhos você daria a quem pretende visitar ou até mesmo se mudar para o país?
Que ignore as besteiras que os outros falam por aí sobre a Sérvia, que leia o meu blog para se planejar bem e que venha pronto para conhecer um dos países mais surpreendentes e autênticos do mundo, pelo qual você vai inevitavelmente se apaixonar!
Se quiser se mudar para cá, que traga consigo boas e ideias e muita força de vontade para torna-las realidade, porque a economia está numa situação ruim e é difícil ter sucesso se você não fizer a diferença. Ah, estude sérvio também... Vai precisar!

10 Comentários

  1. Parabens pelo blog tenho um irmão que se chama Thiago Ferreira e ele mora na Finlandia.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá sangue bom!Sou Reginaldo Carioca há 9 anos vivo na Alemanha,recetemente fui á Paris e conheci lindas e inteligentes menina de Sérvia,tive problemas pra me comunicar com elas embora falasse em Inglês,me dei conta que em Paris a Língua Inlgesa nao é tao aceita como eu pensava.Tudo que pude entender da mina foi que seu país deveria ser visitado!!Eu na curiosidade vou conferir.Seria um prazer em contrar um conterrâneo nao pra ser meu intérprete e sim pra trocar experiencia,já que também sou gringo aqui em Dresden.Seria bom se todos os brasileiros pudessem viajar e permanecer no exterior.Talvez retornariam muito mais brasileiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Reginaldo! Passamos a dar muito mais a valor ao nosso país quando passamos uma temporada fora! =] Concordo com elas que a Sérvia deve ser visitada! Depois entra lá no meu blog, o Bem-vindo à Sérvia, para já ir descobrindo mais sobre o país. O link está no post. Um abraço!

      Excluir
  3. Legal, vi uma reportagem sobre Belgrado na Bandeirantes (O mundo segundo os brasileiros), muito legal, tinha vontade de sair do Brasil, aqui tá muito violento.

    ResponderExcluir
  4. Thiago, estou indo em férias para Belgrado. Como sou mulher e estou indo sozinha, voce tem alguma dica de lugar onde possa ficar e algum cuidado que eu deva ter? voce disse que é facil alugar um apartamento de um quarto no centro, pode me indicar onde vejo isso. Queria um para sete dias.

    ResponderExcluir
  5. Gostei das suas impressões sobre a Sérvia. muito positivas e que ainda quero muito conhecer esse País. Ah um pergunta, onde posso encontrar um livro para aprender o idioma sérvio.

    ResponderExcluir
  6. Olá Thiago!!! Amei essa reportagem , era tudo que queria saber sobre a Sérvia. Recentemente tive um relacionamento com um sérvio que permaneceu na minha cidade por 3 meses, ele é eng. Eletricista e trabalhou na construção de uma usina de energia solar aqui. Estamos sofrendo bastante com essa distância, nos comunicamos diariamente pelo WhatsApp, quero muito conhecer a Sérvia , amei as dicas . Nesse momento já começo a planejar a minha trip para rever meu grande amor!

    ResponderExcluir