Voltamos à Londres, agora para uma entrevista com Ana Cristina, que chegou na cidade há pouco mais de um ano com a transferência de seu marido. Segundo ela, o Brasil, agora, será só para turismo.
Ana Cristina Ohira
Londres, Inglaterra
São Paulo, SP
Casada
Você mora sozinha?
Moro com meu marido.
Há quanto tempo está no país?
1 ano e 2 meses.
Qual o seu trabalho?
Não estou trabalhando atualmente.
O que te levou a sair do Brasil?
Meu marido foi transferido pra cá.
Porque escolheu a Inglaterra e Londres?
O país que nos escolheu, pois foi a proposta de trabalho que meu marido recebeu.
Conhece o Idioma? Já conhecia quando se mudou?
Sim, já tinha conhecimentos, mas estou aprimorando todo dia.
Qual o custo de vida? É mais barato ou mais caro em relação à sua cidade natal?
Em geral, o custo de vida e um pouco menor, porém moradia e transporte é muito mais alto.
Aqui e muito melhor. Não temos buracos nas estradas, a saúde pública é de qualidade. Tem trânsito, mas nada comparado a SP.
O que te chamou atenção na cultura do país?
A educação da população, a organização do trânsito e transporte e a qualidade de vida, isto é fato confirmado.
Tem alguma história engraçada/inusitada que aconteceu com você no país?
Sim, eu estava aqui há uma semana e fui ao Mc Donald’s buscar lanche pra mim e meu marido (ainda estávamos no hotel). A lanchonete estava bem cheia, era um domingo a noite e em uma unidade dentro de uma estação do metrô. Quando o atendente preparou o meu lanche e eu já estava com o saquinho e esperando as bebidas, surgiu do nada um cidadão que tentou roubar meu lanche, puxando o saquinho da minha mão. Dei um grito e mandei o cara sair. Ele aparentava estar drogado. Logo veio o gerente e o expulsou, e o atendente prontamente montou outro lanche pra mim.
Fiquei assustada, pois não imaginava que isto aconteceria aqui, mas foi uma situação pontual, tanto que ninguém fez nada. Ao sair de lá, fiquei um pouco amedrontada, achando que ele estaria lá fora me esperando, mas foi só impressão.
Como no Brasil é normal vivermos assustados com tudo e todos, ainda tinha este "fantasma" comigo.
Bem, foi só um susto. Hoje dou risada da situação.
O que do Brasil te faz mais falta? Em que momento você sente (ou sentiu) mais saudade?
Sinto falta da família e dos amigos. O mais difícil foi passar o natal e ano novo longe de todos. Também sinto muita falta do calor. O inverno aqui foi muito rigoroso e longo. Anoitecia 4 da tarde. Isso me fez sentir muito melancólica.
Do que você não sente falta no Brasil?
Da violência, do transito e da falsidade das pessoas.
O que você costuma fazer nos momentos de folga? Quais os programas e lazeres existem para se fazer na cidade?
Bem, agora no verão tem mais opções de lazer, pois temos muitos parques pela cidade. Meu marido e eu costumamos ir ao cinema, fazer compras, shopping (é, continuamos com alguns hábitos paulistanos... rsrs) e gastronomia (lanchonetes e restaurantes).
Qual a relação dos nativos com brasileiros? Você possui amigos ingleses?
Ainda não tive oportunidade de fazer amigos ingleses, alias, acho que é o mais difícil por aqui, pois em Londres encontramos tantos estrangeiros de todo lugar do mundo, que o mais difícil é encontrar um legitimo Inglês. O único inglês que tenho contato é um senhor que é casado com uma brasileira que conheci por indicação. Uma senhora muito amável que já mora aqui ha mais de 25 anos. Tenho aprendido algumas coisas típicas daqui com ela.
Os ingleses são muito formais e fechados para novas amizades. São extremamente educados, mas distantes.
Você gosta da comida local? É muito diferente da brasileira?
Sinceramente, a unica coisa "local" que como é o famoso "fish and chips". Provei o feijão daqui. É doce, melado (odiei). Também provei um "pudding" (um tipo de pudim). Não curti, achei extremamente doce (e olha que eu adoro doces) e um pouco "pegajoso". Não posso dizer que são todos assim, não sei se comprei em um lugar que não prepara bem. Ainda preciso provar novamente de outro lugar para ter a certeza. Mas se o famoso "a primeira impressão é a que fica" é real, bem... não gostei.
O que é falado sobre o Brasil por aí?
Bem, o pouco que se fala do Brasil na televisão infelizmente são as tragédias. Muito se falou quando houve o incêndio da Kiss (Boate), e mais recente sobre o assassinato da família dos PM's em SP. Ah, e sempre noticias sobre a Copa do Mundo do ano que vem, porém sempre indicando pontos negativos, como a falta de transporte, acessibilidade, violência (é, infelizmente eles estão certos).
Mas nunca consegui assistir a algum programa tipo de turismo, lazer, ecologia, etc. Pode ate passar, mas ainda não dei sorte de encontrar.
Gostam da música brasileira? Como é a repercussão das nossas músicas?
Ouço bastante radio, mas nunca ouvi uma musica brasileira. O que toca aqui é o que se toca nas paradas de sucesso internacionais. Não sei se eles gostam. E nas ruas, somente ouvi musica brasileira nos estabelecimentos brasileiros, tipo restaurante, lanchonete, cabeleireiro, mercado, etc. Justamente é o publico que frequenta.
Fui ao show da Marisa Monte que teve no começo do ano. Já soube que houve alguns outros artistas fazendo shows aqui, mas não me interessei. Curto muito Marisa Monte e o show foi bom, pena que ela tocou muito mais o novo CD (que ninguém conhece), tocando poucos clássicos. Mas valeu!
Quais são os principais ídolos atualmente no país?
Bem, os principais Ídolos britânicos são, sem duvida, a família Real. Principalmente agora que nasceu o herdeiro George, bem, todos os dias são noticia na TV.
Eles têm falado muito também do novo técnico do Chelsea, o José Mourinho.
Como você vê o sentimento dos ingleses pela Família Real? É algo pro lado de “deuses” mesmo?
Eu sinto que sim. Principalmente agora que nasceu o George, eles idolatram de uma maneira que parece que a família real é mais importante que a própria família.
O que você costuma assistir na TV?
É, nesse quesito eu falho um pouco, pois como tenho a Record Internacional, acabo assistindo alguns programas brasileiros (coisa que não fazia quando morava no Brasil). Mas dentro da programação local, assisto BBC, principalmente o telejornal. Gosto muito dos canais culinários, canais de musica, desenho animado (meu lado criança não morre jamais), e alguns filmes.
Houve muita festa nessa semana com a classificação do país para a Copa?
Sim, o pessoal aqui curtiu. Saiu no jornal, na TV e já tem pessoas fechando pacotes para assistir a Copa.
Apenas fico triste e preocupada pois o Brasil não tem infraestrutura para um evento desse porte. Será um sofrimento para os estrangeiros chegar em cidades que não tem aeroporto, hotéis, restaurantes e tudo mais com qualidade. Mas enfim, como tudo no Brasil é somente festa, espero que pelo menos não tenha violência, mas acho difícil.Houve muita festa nessa semana com a classificação do país para a Copa?
Sim, o pessoal aqui curtiu. Saiu no jornal, na TV e já tem pessoas fechando pacotes para assistir a Copa.
Pensa em voltar para o Brasil?
Voltar para morar não esta nos nossos planos, tanto que quando meu marido recebeu o convite pra cá, o contrato dele é local. Ele não veio com prazo determinado. Nunca sabemos o que vai acontecer, como será o futuro, mas a intenção é ficar por aqui!
Brasil, agora, somente para turismo, em férias, para matar a saudade da família, dos amigos e da culinária! Ah, e do calor também, com certeza!
Estou gostando muito de morar aqui, me senti muito bem recebida. Não tenho motivos reais para querer voltar para o Brasil, no sentido de me mudar novamente. Agora quero sim sempre estar no Brasil para estar com a família, amigos e curtir o "jeitinho brasileiro".
Se tivesse um filho, quais características ensinaria/gostaria que ele tivesse do jeito brasileiro e da maneira inglesa de ser?
Quero que meu futuro filho(a) tenha a educação britânica, porém com o jeito extrovertido e divertido do brasileiro. E no quesito histórico-cultural, aprender ambos, inclusive os idiomas.
Que conselhos você daria a quem pretende visitar ou até mesmo se mudar para o país?
Primeiro conselho básico: nada de "jeitinho brasileiro". Para bom entendedor, somente este conselho basta. Ser muito educado, respeitar as regras, enfim... não só aqui em UK como em qualquer outro pais.
E humildade acima de tudo. “Just this!”
Aproveite sua vida ao Maximo, procure estar com pessoas, conhecer novos lugares, viajar muito, provar novas gastronomias e principalmente, dar muita risada. Procure esquecer (ou tentar) os problemas quando estiver passeando ou curtindo com amigos. Trabalhar é importante, sim, primordial, mas não é tudo na vida. Lembre-se do provérbio "Carpe Diem"
E obrigada pela oportunidade de participar do blog!

1 Comentários
Olá Ana, acabei de voltar de Londres, e me identifiquei muito com sua descrição sobre Londres. Me senti muito acolhida pela cidade. Pena que eu só passei alguns dias de férias, mas foram suficientes para determinar meu futuro. Com certeza, eu serei uma futura moradora de London :D
ResponderExcluir