Luiza Melo está há 4 anos na Noruega. Ela se casou e teve uma filha no país escandinavo, que é o quarto europeu na vida da cearense. E se depender dela, vem muito mais por aí.
Luiza Melo
29 anos
Ålesund, Noruega
Cidade Natal: Fortaleza, Ceará
Casada.
Moro com meu marido,nossa filha e nossa cachorrinha.
Há quanto tempo está no país?
Estou no país há 4 anos.
Com o que você trabalhava no Brasil e qual o seu trabalho atual?
No Brasil era estudante de comunicação e trabalhei como Operadora de Telemarketing (Call Center).
O que te levou a sair do Brasil?
O que me levou a sair do Brasil foi o interesse em aprofundar o meu inglês, viajar, aprender outros idiomas e conhecer diferentes países e culturas.
Porque escolheu a Noruega e Alesund?
Na verdade não escolhi a Noruega, sempre digo que foi ela que me escolheu, rsrs. Antes de vir morar aqui com meu atual marido eu tinha morado por um tempo na Itália, Inglaterra e Espanha. Moramos em Ålesund por que a família do meu marido também mora nas proximidades.
Conhece o Idioma? Já conhecia quando se mudou?
Conheço o idioma agora, mas não conhecia antes de vir morar aqui. Me virava no inglês mesmo, mas com o tempo percebi que isso não era conveniente pra mim, além de atrasar o meu processo de aprendizagem do idioma daqui. Hoje em dia faço questão de não falar inglês quando alguns noruegueses querem falar comigo, inglês é um idioma que não me interessa depois de já ter morado por um bom tempo na Inglaterra e ter praticado demais por lá. Preciso mesmo é praticar norueguês, e faço isso sempre que tenho oportunidade.
Qual o custo de vida? É mais barato ou mais caro em relação à sua cidade natal?
O custo de vida é alto em relação a minha cidade natal, não da pra comparar os dois países, mesmo porque no Brasil as pessoas ganham bem menos do que aqui, a moeda daqui é mais forte e o sistema econômico e político são bem mais desenvolvidos, acho que não tem como uma comparação. Mas quando se tem um trabalho fixo aqui e dependendo do estilo de vida que você quer levar, dá para viver bem aqui sim.
Qual a relação de infraestrutura da cidade você faz com sua cidade natal?
A infraestrutura daqui é incrível e com certeza também fica difícil comparar com Fortaleza, porque no Brasil geralmente boas estruturas só são vistas no sistema privado, já aqui existe pouca privatização, então a infraestrutura mesmo sendo publica é de alto nível. As ruas são muito limpas e bem asfaltadas, o transporte publico também é muito bom, a única coisa que me incomoda é a questão de que os ônibus não são tão frequentes depois das 16h de segunda a sexta e nos fins d semana, e só existe metrô e trem nas grandes cidades como Oslo e Bergen. O sistema de saúde em sua maior parte é público e funciona bem, de uma certa forma, pois dependendo da cidade em que mora, pois ouvi falar que as vezes nas cidades grandes da Noruega é um pouco demorado pra ser atendido nas emergências e também sempre escuto várias pessoas reclamando que não tem suas doenças diagnosticadas ou com diagnostico errado. Mesmo assim, comparado com o sistema publico de saúde no Brasil, aqui esta anos luz na frente em questão de infraestrutura e eu particularmente ainda não tive nenhuma má experiência com o sistema de saúde,sempre que precisei fui muito bem atendida. Aqui se paga altos impostos e eles são bem aplicados, quase não existe corrupção e as leis funcionam bem.
A educação aqui também é muito boa, as crianças e jovens tem acompanhamento completo, ganham ajuda do governo pra estudar tanto dentro do país quanto fora, caso decidam estudar em outro país. O método de ensino é diferente, as crianças frequentam classes de acordo com a idade e não repetem de ano, e também não recebem notas válidas até que comecem a 7ª serie do Ensino Fundamental. É um tema que esta em discussão aqui no país, pois a nova ministra acha que os alunos deveriam começar a receber notas antes. A meta do Sistema de Educação norueguês é ensinar as crianças a conviverem em sociedade da melhor forma possível, e quase não existe concorrência entre os alunos. Posso dizer que eles tentam manter a sociedade da maneira mais homogênea possível, de acordo com a cultura e os costumes do país.
O que mais me chamou a atenção na cultura foi o fato de os noruegueses serem hiperativos, eles amam esporte, os de inverno principalmente, se diz por aqui que eles já nascem com o ski nos pés. Minha filha começou a esquiar com 1 ano e meio, fiquei chocada quando fui vê-los esquiar pela 1ª vez, crianças ainda com fraldas esquiando, e é verdade! O ski é p eles como o futebol é para nós. O que me chamou a atenção também foi o fato d você ter que levar a sua própria bebida alcoólica para as festas, pois o álcool aqui é muito caro, mesmo em relação aos outros países. Não sei ao certo, pois existem varias teorias, mas acho que a mais sensata é de que eles tentar evitar ao máximo casos de alcoolismo, já que durante o inverno aqui tem pouca luz e sol, o que propicia a muitos a ter depressão. A única bebida alcoólica que pode ser comprada nos supermercados é a cerveja e só ate as 20hs durante a semana. Qualquer outra só pode ser comprada no Vinmonopolet (É uma loja do governo que vende os outros tipos de bebida) e só esta aberta até às 16h na semana e ate as 15h nos sábados.
Você encontrou algum problema para obtenção de documentos e visto?
Na época em que cheguei aqui não foi muito complicado para obtenção de visto, esperei apenas 3 meses, mas hoje em dia escuto bastante gente reclamando que espera muito, mas sempre sai, dependendo do tipo de visto.
Tem alguma história engraçada/inusitada que aconteceu com você no país?
Acho que a história mais inusitada que aconteceu comigo foi quando casei .Eu ainda não falava quase nada em norueguês e misturava sempre com o inglês as poucas palavras que sabia. Quando recebia flores ou presentes eu dizia: Takk (Obrigada) for gift (presente/lembrança em inglês, mas que significa veneno em norueguês) kkkkkkkkkkk….Existem muitos “falsos amigos” entre esses dois idiomas.
O que do Brasil te faz mais falta? Em que momento você sente/sentiu mais saudade?
O que mais sinto falta do Brasil é o calor humano a alegria das pessoas, a criatividade e a enorme vontade de viver que só o nosso povo tem. Não que os noruegueses não tenham vontade de viver, mas eles não estão muito acostumados a expressarem as suas emoções de uma maneira mais aberta como nós, eles são um pouco mais reservados. Sinto falta do sol, do calor, da praia. Morro de saudades de ir dançar forró e de ir ouvir também MPB/Samba ao vivo nos barzinhos. Mas o que mais sinto falta mesmo é da minha família e dos amigos de infância. O momento em que senti mais saudade foi quando minha filha nasceu, pois não pude compartilhar esse momento ao vivo com minha família e amigos de lá. Mas eu, assim como todos que estão aqui, preciso aprender a conviver com as nossas escolhas e a saudade é uma consequência quando se escolhe morar fora do país que você cresceu.
Do que você não sente falta no Brasil?
Algo de que não sinto falta do Brasil é a violência, a corrupção e a desigualdade social.
Aqui é muito seguro mesmo, apesar de ultimamente estar acontecendo alguns casos de violência, não é nada comparado com o Brasil. A corrupção é quase zero e não existe tanta diferença de classes como no Brasil.Todos aqui tem oportunidade, basta ter interesse, paciência e muita perseverança. Se você é estrangeiro principalmente, pois o idioma é muito difícil e eles geralmente exigem que você fale bem o idioma.
Você gosta da comida local? É muito diferente da brasileira?
Eu sempre gostei de comida com sabores fortes e a comida tradicional daqui não tem muitos temperos. Meu marido sempre diz que eu estrago as comidas que ele faz colocando muito tempero (sal, pimenta, alho). É bem diferente sim a comida aqui, também depende de onde você vem no Brasil, eu sou do Nordeste, então estou acostumada com muito mais diversidade de sabores, digamos assim. Mas acho que pra quem é do sul e está acostumado com batata, polenta, não percebe tanta diferenca assim. Aqui se come muita batata, cenoura e carne moida...muito mesmo! rsrsrs. Carne de boi aqui é muito caro, os próprios noruegueses reclamam dos altos preços da comida, da carne principalmente, mas eles já estão acostumados a não comer carne de boi com tanta frequência,quem sente a diferença somos nós que estamos acostumados com “mais variedade”. Aqui se come muito peixe, salmão e bacalhau, principalmente. A Noruega importa muitíssimo mais do que exporta e antes da descoberta do petróleo, no inicio dos anos 60, não havia tanto desenvolvimento como o que vemos hoje em dia. Lembro que uma professora de norueguês falou na sala que nunca tinha comido uma laranja ou abacaxi antes de completar 10 anos, ela deve ter uns 35. As pessoas aqui tiveram uma vida bem sofrida antes dos frutos do petróleo, e isso influenciou de uma certa forma na culinária do pais também. Eles gostam muito de molhos para carne como o Pepper Sauce (molho de pimenta preta), Barnesauce, entre outros. Comem bastante pizza, a Grandiosa (uma marca), por exemplo, que é muito popular aqui e também Grøt (mingau) de arroz ou aveia.
O que você costuma fazer nos momentos de folga? Quais os programas existem para se fazer na cidade?
A cidade que eu moro é pequena e bem tranquila, existem alguns festivais de música e comida durante o ano que animam um pouco a cidade (Matfestival, Batfestival, Jugenstilfestival), fora isso existe cinema, teatro, pubs e também algumas discotecas (fecham as 02:30), mas geralmente as pessoas se reúnem mais em casa de amigos antes das festas para beber um pouco (Forspill), já que o álcool custa caro nas discotecas (70 kr – quase 8 euros-one paint) e para já chegar animado na discoteca. Sim, os noruegueses em geral são bem tranquilos e reservados, mas depois de umas cervejas já se tornam mais abertos e calorosos.
O que mais me incomoda aqui é quando as ruas estão congeladas (durante uns 4 ou 5 meses) e você precisa tomar muito cuidado pra não cair, acho muito perigoso, já caí varias vezes, minha filha também, muitos idosos também caem, mas não há muito a fazer, se não colocar areia nesses locais e tomar cuidado. A falta de abertura e interesse em outras culturas de alguns noruegueses (principalmente os de cidade pequena) também me incomodava muito, mas com o tempo aprendi a entender e respeitar a cultura deles. Como já tinha morado em outras cidades grandes da Europa (Londres, Barcelona, Bologna) foi meio que um choque conviver com pessoas não abertas ao multiculturalismo, mas com o tempo percebi que todas as cidades pequenas do mundo são mais ou menos assim. Se fala muito isso por aqui na mídia e nas grandes cidades como Oslo, Bergen. O novo governo tem grandes projetos para a integração de imigrantes e também para incentivar o multiculturalismo mantendo as tradições norueguesas, que também acho importante, já que é o país deles e não o nosso.
Qual a relação dos nativos com brasileiros? Você possui amigos noruegueses?
Acho os noruegueses bem tolerantes com os estrangeiros, mas ao mesmo tempo percebo que a maioria ainda tem um pouco de receio de se entrosar com outras culturas. No caso de você ser casada com um norueguês já fica mais fácil ter contato com eles. Tenho amigas que não são casadas com nativos e falam que sentem um pouco de dificuldade em ter contato com eles, porque eles não são de fazer amizade com os que trabalham em sua maioria. Não se pode nunca generalizar claro, as pessoas são diferentes em todo lugar, mas pelo o que ouvi é isso. Eu particularmente não tenho muitos amigos noruegueses, eu gosto muito de falar, de compartir minhas experiências e opiniões, os noruegueses que encontrei ate hoje não foram tão abertos comigo, eles tem muito cuidado com o que falam, não se abrem fácil pra você. Eu não tenho essa paciência, gosto de gente que não tem medo de se expressar, sem falar que eu pergunto sempre quando não entendo uma palavra ou expressão, eles detestam serem interrompidos, muitos pensam diferente e já acham os noruegueses bem abertos e comunicativos.Bem, esses assim eu ainda não encontrei, rsrsrs. Em geral eles são bem simpáticos e educados, mas não têm muita paciência pra conversar com gente curiosa e hiper comunicativa como eu (assim sempre diz meu marido), que pergunto mais do que converso,talvez ele tenha razão..hahaha.. O fato é que aprendo bastante com isso. Gosto de gente que me faz sorrir, extrovertida, que conta piadas e que também goste de sorrir, o humor deles é diferente do nosso, então posso falar que me divirto muito mais com os brasileiros e latinos que encontro por aqui. Tenho alguns amigos noruegueses mas posso contá-los em uma das mãos.
O que é falado sobre o Brasil por aí?
Ah sobre o Brasil se fala de carnaval, samba e futebol, como em todos os outros lugares. Acho que a diferença é que em alguns outros países da Europa como Itália, Espanha, Portugal e até mesmo na Inglaterra as brasileiras são vistas como mulheres cobiçadas e de beleza exótica. Aqui não percebo muito isso, somos estrangeiras como qualquer outra: tailandesa, africana, paquistanesa...enfim, acho que muitos possam discordar da minha opinião, mas essa é a impressão pessoal que eu tive relacionada aos outros lugares que estive antes de vir pra cá.
Gostam da música brasileira? Como é a repercussão das nossas músicas aí?
Bem, já fui em várias festas com noruegueses e o que posso te dizer é que eles gostam das próprias músicas como qualquer outra raça. Mas as populares como “Ai se eu te pego” entre outras tocam nas rádios e discotecas e fazem sucesso por aqui. Já ouvi alguns músicos noruegueses falarem que adoram Bossa Nova, mas acho que todo bom músico conhece e gosta em qualquer lugar do mundo.
Quais são os principais ídolos atualmente no país?
Acho que os mais famosos mesmo são Petter Northug (esquiador), na música tem o A-Ha, um grupo de noruegueses, mas atualmente acho que quem está na mídia. A vencedora do Stjernekamp (Jogo das Estrelas) Silya Nymoen, ela é maravilhosa! Tone Damli também é uma cantora muito famosa aqui e está sempre na mídia. O ex-ministro Jens Stoltenberg está sempre na mídia e agora acompanhado da nova ministra Erna Solberg (direita) e quase sempre de Siv Jensen (outra ministra de extrema direita).
O que você costuma assistir na TV?
Sempre que posso assisto aos noticiários, mas um dos meus programas preferidos é o Migrapolis (fala de como vivem os imigrantes aqui na Noruega). Estou vendo agora um seriado hiper interessante chamado “Norsk Nok”(Norueguês o suficiente), é um reality com 8 noruegueses de diferentes origens (africana, paquistã, noruegues, iraniano...) e mostra de que forma eles vivem a cultura das suas raízes e do país em que nasceram/cresceram, e também como eles vivem em Oslo, a capital, que é onde existem mais imigrantes.
O meu programa de TV preferido é o Skal Vi Danse (Dança dos Famosos) e outro que passa as vezes, o Hver Gang Vi Møtes (Cada vez que nos encontramos,) com cantores noruegueses, as musicas são muito interessantes e a atmosfera do programa é incrível.
Há alguma mania/febre no país atualmente?
Mania aqui não se vê sempre. Mas entre os jovens o Facebook e o Instagram são muito populares. Aqui a maioria das pessoas são bem reservadas e não dão muita importância a modas passageiras como se vê em outros países, eles têm uma vida bem regrada e com outros tipos de valores. Não se vê sensacionalismo e nem exibicionismo por aqui, nem na mídia e nem nas pessoas ou no modo de viver em geral, é tudo bem simples, tranquilo e linear.
Humm…na verdade eu não acho os noruegueses bonitos de uma forma geral, a parte do meu marido, claro, se eu achasse ele feio, não estaria aqui com certeza, kkkkk.
Também não acho os brasileiros feios, tem de tudo tanto por lá como por aqui, mas foi na Itália onde vi os homens mais bonitos, atraentes e charmoso, rsrsrs. Eles são muito calientes, os sicilianos em especial. Os irlandeses também são muito atraentes.
Você conheceu/utilizou algum produto ou serviço que recomendaria a ser utilizado no Brasil?
Acho muito interessante o sistema de reciclagem de garrafas pet (descartáveis) em quase todos os supermercados existe uma máquina que recebe essas garrafas, dando um cupom após inserir todas as garrafas. Você pode trocar esse recibo por compras no próprio supermercado, geralmente cada garrafa vale 1kr (35 centavos ou R$1,60 aproximadamente).
Tem também uma loja chamada Ikea, que alias é sueca, mas existe em toda a Noruega, onde vende tudo o que você imaginar, desde eletrodomésticos à moveis, decoração, utensílios domésticos e etc, muito prático e com preços bem acessíveis mesmo. Eles têm até um restaurante dentro, com comida boa e preço acessível também. Bem moderno e prático. Quem sabe um dia não chega no Brasil também.
E algum produto ou serviço esquisito, já encontrou por aí?
Esquisito propriamente falando não, mas como a Noruega é formada por centenas de ilhas rodeadas por fjordes, o transporte de carro em grandes barcas é bem comum, e achei isso bem interessante no começo, essa coisa de passar 15 ou 20min dentro do carro, dentro de uma grande barca para chegar à outras ilhas/cidades.
Tem também o “is grep” (aderência para gelo) que é como um elástico com ferrinhos que você coloca em baixo dos sapatos quando as ruas estão congeladas e escorregadias no inverno.
Quais são os 3 esportes mais populares no país? Qual o nível de fanatismo?
Mais popular é o esqui mesmo, depois tem outro que se chama rollerski, que é tipo um esqui pequeno com rodinhas em baixo, bem popular por aqui, principalmente no verão. O ciclismo também é muito popular aqui. Os 3 esportes são muito bem acompanhados aqui sempre, na TV. A maioria dos noruegueses que conheço pratica tanto esqui quanto ciclismo. Eles também adoram praticar o montanhismo, subir nas montanhas, nem precisa falar que a Noruega possui belezas naturais espetaculares, de tirar o fôlego, realmente não é atoa que é tão visitada e conhecida lá fora por seus majestosos Fjordes. Futebol também é popular por aqui, não muito praticado pelos noruegueses em si, mas eles são bom torcedores e sempre falam com orgulho de nunca terem perdido uma partida de futebol para o time masculino brasileiro. Eles também torcem por times ingleses como o Manchester United e o Liverpool.
A população se envolve muito com a política? Qual a opinião/relação geral e sua do atual governo?
Sim. São bem ativos em relação a política. Escuto sempre que eles comentam, reclamam e expõe as suas opiniões sobre isso. Aqui tudo funciona bem, então acho mesmo que tanto o antigo quanto o novo governo são bastante efetivos.
Você gosta da música do país? Tem algum cantor/banda que recomenda?
Sim, no começo quando não entendia norueguês achava meio chato a música, mas agora que já entendo eu gosto de escutar.
O meu cantor norueguês preferido, que inclusive é de Alesund, cidade onde moro, chama-se Mikhael Paskalev,ele é maravilhoso, apesar de a maioria das musicas dele serem em inglês. Mas em norueguês mesmo recomendo Postgirobygget, é a cara do verão norueguês, e com certeza se daqui há umas décadas (rsrsrs) eu venha morar em outro lugar é algo que levarei comigo desta cultura e desse país.
Bem, se fosse contar todas que sei, não ia caber aqui, já que passo horas no verão contando histórias para os turistas, rsrsrs, mas as mais famosas são sobre Trolls mesmo.
São seres metade humanos e metade animais que vivem escondidos dentro das montanhas, dos tuneis e embaixo das pontes. Eles não suportam a luz do dia e por isso só saem a noite na escuridão, e se os mesmos não conseguem alcançar seu esconderijo antes que chegue a luz do dia, se petrificam. Tem um lugar que sempre vou com os turistas, chamado Trollvegen (Parede dos Trolls) que é a maior parede vertical da Europa com seus 1.700mde altura. Sempre falo para os turistas que ele foi formado por um grupo de Trolls, que foram naquele lugar para celebrar um matrimonio de Trolls, então beberam demais e dormiram, um em cima dos outros e formaram a parede quando chegou a luz do dia. Eles riem demais e fingem que acreditam, claro, hehehe.
Existe algum programa do governo que lhe chame a atenção?
Sim, claro. Tanto o apoio financeiro que eles dão aos estudantes, quanto aos que buscam asilo no país. Não existe melhor país no mundo que a Noruega nesse sentido, muitos estudantes moram sozinhos e conseguem se sustentar com essa ajuda do governo, que é um empréstimo, você paga depois quando consegue trabalho. Já os que buscam asilo não pagam de volta e sim recebem mesmo de fato a ajuda que precisam até que se integrem a sociedade, aprendam norueguês e consigam trabalho para sustentar-se sozinhos.
Pensa em voltar para o Brasil? Se sim, quando?
Para o Brasil não sei, talvez um dia, em um futuro distante, talvez na velhice. Sonho em morar em outros países, aprender novos idiomas e conhecer outras culturas. De preferência um lugar mais quentinho que a Noruega, e com menos neve e mais sol também, rsrsrs.
Qual o seu sentimento pela Noruega?
Acho que moro aqui há pouco tempo para dizer que possuo algum sentimento pelo país, mas como respondi a uma professora da escola que frequento, que inclusive me fez essa mesma pergunta, possuo respeito pela cultura e cada vez mais entendimento, todo país tem a sua historia e seus costumes, cultura, enfim, é o país da minha filha e marido e não o meu, que é o Brasil, que amo de paixão, apesar de não morar lá permanentemente há quase 10 anos.
O que mudou em você antes e depois da Noruega?
Antes de vir morar aqui eu morava sozinha e era bastante independente, estava em festas quase todos os dias, e era bem egoísta. Não me importava muito com a opinião das pessoas e não valorizava muito a minha família, pois era solteira e não tinha filhos. Antes de vir para cá, ia sempre ao Brasil quando tinha oportunidade e ficava quanto tempo quisesse lá. Agora que sou casada e tenho uma filha com um norueguês a coisa muda de figura, já não posso ir quando quero e muito menos ficar quanto tempo quero, por diversas razões. E tenho quase que por obrigação adaptar-me ao sistema norueguês, como todos os outros estrangeiros que estão aqui. Também aprendi a economizar, antes gastava até o ultimo centavo, os noruegueses são bem econômicos e planejam bem a sua economia, sempre tem o dinheiro guardado para as contas dos próximos 3 meses, a maioria pelo menos. Depois de ter vindo morar aqui o que aprendi também é que não se é necessário tanto para ser feliz, a maioria dos noruegueses são bem simples e condenam de uma certa forma a ostentação de valores e coisas como roupas de marca, dinheiros, status, essas coisas. Diria que eles são mesmo bem simples e sabem valorizar o que realmente é importante na vida, como família, saúde, o bem estar consigo mesmo e com os que você ama.
Você tem uma filha pequena, quais características ensinaria/gostaria que ele tivesse do jeito brasileiro e da maneira norueguesa de ser?Da maneira norueguesa com certeza a organização e concentração. Nunca fui uma pessoa muito organizada, também tenho dificuldade em me concentrar as vezes, tenho mania de querer fazer sempre tudo ao mesmo tempo. O pai dela age de forma contraria, é muito organizado e se concentra bem em tudo o que faz, minha mãe sempre diz que ele é o único que me coloca na linha, quando nem ela conseguiu..hahaha. Do jeito brasileiro gostaria de ensina-la a ser um pouco flexível, algo que acho que falta bastante na cultura norueguesa em geral, também quero que ela seja espontânea, mas isso já acho que ela é ate demais, ela é bem sapequinha. E também a ter motivação por coisas diferentes, quero ensina-la a ver a vida um pouco fora da caixa, como se diz por aqui.
Queria que ela aprendesse também as coisas típicas do Nordeste brasileiro como comida, danças, folclore. Até fiz a festa de 2 aninhos dela com tema junino, com direito a bandeirinha colorida, milho verde e outras comidas típicas. Os noruegueses ficaram curiosos, já que aqui não tem esse costume de fazer festa com muita decoração temática para crianças, mas nos últimos anos tem se tornado mais popular.
Viver na Noruega é...
Muito frio em todos os sentidos. Quem não anda na linha aqui se ferra, hehehe. As discotecas fecham cedo, não se compra álcool fácil comparado com os outros países, e não é fácil de fazer amizade com os noruegueses, no caso de você não ser casada com um, ou não falar o idioma, claro, depende de onde você vai também. Geralmente em cidades maiores as pessoas são bem mais abertas e gostam de conversar sobre vários assuntos, que não seja sobre o clima.
Que conselhos você daria a quem pretende visitar ou até mesmo se mudar para o país?
Pesquise bem sobre o país antes de vir, seja para visitar ou para morar mesmo. Existem vários blogs na internet que te dão todos os conselhos e dicas necessárias. Venha preparado financeiramente, pois aqui é cada um por si, não tem essa de ninguém sustentar ninguém. E não se assuste com os preços,com o tempo você acostuma. Se você é uma pessoa tranquila vai amar a Noruega, é um país bem pacato e os noruegueses em geral são amáveis quando já te conhecem e passam a confiar em você. Se você gosta de animação e agitação, já é mais complicado. E coma muita carne de boi antes de vir para cá, ou traga na mala com você, aqui é caríssimo, rsrsrs.






10 Comentários
Mandou bem Luiza.
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluirQue legal!
ResponderExcluirSó de ler o texto já fiquei com frio! kkkkk
Fiquei com mais vontade de conhecer o país, já que não se fala muito dele no Brasil, eu não tinha tanto conhecimento e você nos passou.
Eu estou me aventurando na Autralia por enqunto 6 meses!
Minha primeira vez na Noruega foi no inverno, rsrs, nem fez tanto frio, rsrs.
ResponderExcluirRealmente é bem isso mesmo. Mas, me encanta o país.
belo texto!
Mais uma bela entrevista. Muito top esse lugar chamado Ålesund =)
ResponderExcluirOlá Luiza!
ResponderExcluirGostei do que li, estou de Partida tb para Noruega. Vivo em Portugal,sou Bahiana. Meu marido já vive ai,minha flor podes me ajudar como posso aprender o básico da lingua??
Bjkas
Amei sua reportagem Luiza!!!!tudo que precisava confirmar...Pois já estou 4 anos nesse bate e volta quebrando a cabeça kkkk
ResponderExcluirAmei sua reportagem Luiza!!!!tudo que precisava confirmar...Pois já estou 4 anos nesse bate e volta quebrando a cabeça kkkk
ResponderExcluirAmei sua reportagem Luiza!!!!tudo que precisava confirmar...Pois já estou 4 anos nesse bate e volta quebrando a cabeça kkkk
ResponderExcluirUma das melhores "reviews" de pais que ha li! Normalmente vejo tanto absurdo, até mesmo coisas preconceituosas, mas você deu respostas tão sãs, muito bom mesmo!
ResponderExcluir