Mariana deixou Minas Gerais há quase três anos para buscar novas experiências em sua carreira de publicitária. O Canadá foi uma opção fácil e que rapidamente tomou lugar no coração da brasileira.
Mariana Cimini
26 anos
Toronto, Canadá
Cidade Natal: Caratinga, Minas Gerais
Solteira
Toronto, Canadá
Cidade Natal: Caratinga, Minas Gerais
Solteira
Você mora sozinha? Com quem mora?
Eu divido um apartamento com um amigo brasileiro. 
Há quanto tempo está no país?
Estou no Canadá há 2 anos e 9 meses.
Com o que você trabalhava no Brasil e qual o seu trabalho atual?
No Brasil eu trabalhava em uma agência de publicidade. Fazia planejamento de mídia. Aqui no Canadá já trabalhei com vendas e marketing, como part-time enquanto estava estudando. Agora que terminei a pós-graduação estou a procura de uma recolocação no mercado de marketing e escrevo um blog nas horas vagas.
O que te levou a sair do Brasil?
Quando decidi sair do Brasil, senti que precisava mudar de vida. Já estava formada há um ano sem perspectiva de crescimento na empresa em que trabalhava. O mercado de publicidade em Belo Horizonte é muito restrito e poucas são as pessoas que conseguem crescer em uma empresa local. Foi aí que vi a oportunidade de crescimento em outras empresas, mas pra isso precisava melhorar o inglês e adquirir uma experiência no exterior.
Porque escolheu o Canadá e Toronto?
Escolhi o Canadá por ser um país que aceita melhor estrangeiros, e que é extremamente seguro. Além disso, o preço do intercâmbio pra cá era mais atraente que outros lugares como Austrália e Irlanda. A escolha do país foi mais fácil do que a escolha da cidade. Escolhi Toronto por ser a maior cidade do Canadá, estava procurando uma vida mais agitada, mas deixei em aberto a possibilidade de me mudar para Vancouver depois de algum tempo. Acabei morando em Vancouver por um mês, e digo sem a menor dúvida que apesar de ser mais bonita, Toronto oferece muito mais possibilidades, tanto profissionais como de lazer.
Conhece o Idioma? Já conhecia quando se mudou?
Estudei inglês quando era criança no Brasil, mas como nunca usava a língua, não me lembrava muito bem. Mas foi só pisar em território estrangeiro que as palavras foram aparecendo novamente. 
Qual o custo de vida? É mais barato ou mais caro em relação à Caratinga e Minas Gerais?
Depende de como o custo de vida é comparado. Se você trabalha aqui, o custo de vida é mais barato, mas se você está convertendo do Real pro Dólar, aí sem dúvida é mais caro. Comer fora, por exemplo, é caro. Uma boa refeição não sai por menos de 15 dólares. A diferença é que aqui é possível viver bem com um salário mínimo.
Qual a relação de infraestrutura de Toronto você faz com sua cidade natal?
Eu acho Toronto uma cidade extremamente limpa e organizada, ao contrário de BH, que tem muito lixo na rua e é super perigoso em alguns pontos da cidade. O transporte público aqui funciona bem e cumpre os horários, claro que em horários de pico que fica cheio, mas mesmo assim dá pra usar. As estradas são ótimas, aqui não tem ruas esburacadas e dirigir na estrada é um sonho, tudo plano sem curvas bruscas ou buracos que quebram o carro. A educação é outra coisa excepcional, os canadenses são muito educados, não te atropelam para passar, respeitam filas e principalmente respeitam o próximo.
 O que te chamou atenção na cultura do país?O Canadá é um país multicultural, e o que mais me chamou atenção foi isso. Ao contrário de outros países, aqui não tem uma cultura típica predominante. É possível achar igrejas, mesquitas, templos de todas as religiões; restaurantes de todos os países e gente de todo lugar. A mistura de países construiu a cultura do Canadá.
O que te chamou atenção na cultura do país?O Canadá é um país multicultural, e o que mais me chamou atenção foi isso. Ao contrário de outros países, aqui não tem uma cultura típica predominante. É possível achar igrejas, mesquitas, templos de todas as religiões; restaurantes de todos os países e gente de todo lugar. A mistura de países construiu a cultura do Canadá. O que do Brasil te faz mais falta? Em que momento você sente mais saudade?
Sinto falta da minha família e amigos. Os momentos que mais sinto saudade são os momentos em que minha família se reúne, por exemplo, no Natal ou quando alguma coisa acontece por lá e eu estou de mãos atadas do lado de cá, sem poder ajudar. 
Do que você não sente falta no Brasil?
Não sinto falta das pessoas mal educadas e egoístas que só pensam no benefício próprio. Não sinto falta do jeito brasileiro de julgar pessoas pela aparência. Não sinto falta da violência rotineira. Não sinto falta da incerteza de que voltarei pra casa viva e com todos os meus pertences. Não sinto falta do governo que além de roubar, ainda não representa a sociedade. 
Você gosta da comida local? É muito diferente da brasileira?
Aqui em Toronto, como é uma cidade multicultural, dá para achar comida de todos os lugares. O Canadá não possui muitas comidas típicas, e por isso não tem muitos restaurantes canadenses por aqui. No começo eu achava a comida muito apimentada, mas acho que estou acostumando. Aqui também tem muitos restaurantes brasileiros pra matar a saudade de casa. Os meus restaurantes preferidos são de comida grega e árabe, que são mais parecidas com a nossa comida, sempre tem arroz, salada e carne. 
 O que você costuma fazer nos momentos de folga? Quais os programas e lazeres existem para se fazer na cidade?
O que você costuma fazer nos momentos de folga? Quais os programas e lazeres existem para se fazer na cidade?O lazer aqui depende muito da época do ano. No verão e primavera tem muitos festivais e shows na rua, tudo de graça, tem também as piscinas, o lago e os parques pra passear. Já no outono e inverno, como é frio, eu prefiro fazer mais coisas em casa ou em locais fechados com meus amigos, como sair pra jantar, assistir filmes, mas também adoro patinar, é um divertimento e exercício ao mesmo tempo pros dias frios. 
Você encontrou algum  problema para obtenção de documentos e visto?
Eu estou aqui como estudante, e o visto foi bem fácil de conseguir. O processo é feito pelo correio ou online, e não tem entrevista nem nada. É bem fácil de conseguir fazer por conta própria. Se você tem toda a documentação necessária, é fácil de obter o visto. 
O que você menos gosta na cidade, ou no país?
A única coisa que eu não gosto aqui é o frio. São quatro meses de inverno rigoroso com muito frio e neve. A cidade fica deprimente nessa época, e as pessoas quase não saem de casa.
Qual a relação dos nativos com brasileiros? Você possui amigos canadenses?
Os canadenses são muito receptivos, principalmente em Toronto. Quando eu falo que sou brasileira então, eles mudam o comportamento e já começam a perguntar das festas no Brasil e do futebol. Eu tenho amigos canadenses, mas a maioria deles não são nascidos aqui, mas já possuem a cidadania. 
As pessoas sabem o que acontece no Brasil. Sempre comentam das manifestações que aconteceram em 2013 e perguntam como vai ser na Copa, se o país está preparado e se será seguro. Mas muitos aqui conhecem parte da cultura, e o papo é sempre futebol, carnaval, comidas típicas e a famosa cachaça e caipirinha. Ah, e claro, perguntam se podem ficar na minha casa na Copa! hehehe
Gostam da música brasileira? Como é a repercussão das nossas músicas aí? 
A música brasileira mais conhecida por aqui é aquela do Michel Teló que ninguém mais aguenta ouvir, mas é legal ver todo mundo cantando e dançando um sucesso brasileiro. Para meus meus amigos eu mostro outros tipos de música, como por exemplo forró, axé e MPB. 
Quais são os principais ídolos atualmente no país?
Aqui no Canadá o esporte mais popular é o hockey, seguido do baseball e futebol americano. E como a cidade só tem um time pra cada esporte, todo mundo torce pelo mesmo. No hockey é o Toronto Maple Leafs e no baseball é o Blue Jays. A música mais popular aqui é o hip hop e o cantor mais famoso é o Drake, ele é daqui de Toronto. Mas no geral pra música e TV, eles seguem as tendências americanas. 
O que você costuma assistir na TV?
Eu adoro seriados, e isso é o que mais assisto. Seriados americanos mesmo, os mesmos que todo mundo assiste até no Brasil. Assisto jornal local também pra me informar e checar a previsão do tempo. 
Como você vê o mercado na área de Publicidade/Marketing no país? Existem muitas oportunidades no mercado?
Oportunidade no mercado de publicidade e marketing tem em qualquer lugar. Mas como no Brasil, o que vejo aqui é que é difícil entrar nas empresas, principalmente por eu não ter muita experiência. Ao mesmo tempo, eu vejo que a publicidade no Brasil é mais avançada do que aqui, a impressão que tenho é que aqui as empresas tem mais medo de ousar.
Há alguma mania/febre no país atualmente?
Não sei se é uma mania, mas aqui é muito comum ouvir hip hop, é a música mais popular daqui, e com isso o estilo de roupa das pessoas é inspirado nesses artistas de hip hop. As pessoas mais novas gastam fortunas nos tênis de basquete Jordan e nos bonés de aba reta de times de basquete, hockey e futebol americano.
Você conheceu/utilizou algum produto ou serviço que recomendaria a ser utilizado no Brasil?
Um serviço aqui que eu acho excepcional é o dos bancos. As filas nunca são grandes, e os funcionários sempre atendem com um sorriso no rosto e uma educação impecável. No Brasil ir ao banco era uma coisa super estressante, aqui eu vou sem reclamar, e em menos de cinco minutos sempre sou muito bem atendida.
E algum produto ou serviço esquisito, já encontrou por aí?
Tem uma loja aqui que vende produtos para o uso da Canabbis, vende roupas com fibras da planta, e vários apetrechos pra fumar. Pra mim é muito esquisito, mas tive que entrar só por curiosidade. Lá eles vendem tudo quanto é tipo de coisa fabricada com a planta, de doces a roupas, e tubos estranhos destinados a fumar a maconha. Lembrando que aqui o uso é permitido apenas medicinalmente, eu achei estranho uma loja só disso.
A população se envolve muito com a política? Qual a opinião/relação geral sobre o atual governo?
Essa pergunta tem uma ótima resposta neste momento. Toronto está passando por um momento de crise por causa do seu prefeito que assumiu que faz uso de crack. Apesar de a população estar indignada, nada aconteceu ainda, aparece na mídia o tempo todo, mas nada mudou. Fora isso, eu não sinto que a população se envolve, eles são bem satisfeitos com o governo.
Você gosta da música do país? Tem algum cantor/banda que recomenda?
O pessoal aqui ouve música americana, nas rádios toca apenas os sucessos dos Estados Unidos.
Existe algum programa do governo que lhe chame a atenção?
O governo aqui ajuda bastante a população. Tem um programa aqui que é parecido com o Bolsa Família do Brasil, mas é pra todo cidadão. Quando uma mulher tem filhos aqui, ela recebe todo mês uma quantia de dinheiro até a criança completar um ano. Outra coisa que o governo faz é enviar cheques todo mês depois de cada cidadão preencher o formulário de taxas, como se fosse o imposto de renda. Isso vale até pros estudantes internacionais, eu mesma recebo cheques me reembolsando as taxas que paguei a longo do ano anterior. 
Confesso que se eu puder eu quero sim ficar aqui. Claro que sinto saudades das pessoas do Brasil e da praia, mas só disso. Tenho uma qualidade de vida muito melhor aqui, sei que estou crescendo e que se eu ficar mais tempo tudo vai melhorar ainda mais.
Qual o seu sentimento pelo Canadá?
O Canadá é o lugar que eu escolhi pra chamar de lar. É o lugar onde eu amadureci 10 anos em 2, e é onde aprendi a conviver com as diferenças. Mesmo que eu não fique aqui definitivamente, este será o lugar que sempre vou amar.
Se tivesse um filho, quais características ensinaria/gostaria que ele tivesse do jeito brasileiro e da maneira canadense de ser?
Ensinaria meu filho a não ter preconceito contra raças, seja negros, amarelos ou brancos, e que também não discriminasse pessoas pela sua classe social. Gostaria também que ele tivesse o humor dos brasileiros e o jeito acolhedor que nós temos, e uma última coisa é que ele fosse honesto como os canadenses.
Para você, viver no Canadá é...
Um sonho que pode estar perto de acabar, e que eu não quero acordar.
Que conselhos você daria a quem pretende visitar ou até mesmo se mudar para o país?
Se seu sonho é morar ou visitar outro país, o Canadá é um lugar maravilhoso. Tem paisagens naturais belíssimas, entretenimento de sobra, e possui as quatro estações do ano mais belas pra você aproveitar fazendo coisas totalmente diferentes.
 





 
 
 
 
 
4 Comentários
Gostei bastante da ideia do blog. Espero que cresça com mais experiências dos brasileiros pelo mundo!
ResponderExcluirPs.Sugiro um revisão na palavra "lazeres"
Oi Mariana, parabéns por voce twr fwito uma boa escolha..Ouvi dizer que Toronto é uma cidade mutio boa para se viver e o Canada em geral é um pais muito desenvolvido com boas infra-estruturas.
ResponderExcluirTb sou de Minas Gerasi mas de Teofilo Otoni. e moro no sul da Suecia, perto de Malmö e Copenhaque
Olá Mariana, gostei muito do seu blog.
ResponderExcluirEstou pensando em passar uma temporada no Canadá. Meu marido e eu estamos tentando um doutorado que pode ser nos EUA ou no Canadá. Se tudo der certo, vamos para o Canadá, mas a minha grande dúvida, e ainda não consegui respostas, é em relação à escola e adaptação das crianças. Tenho dois filhos com idades 7 e 10 anos. Você sabe me informar alguma coisa sobre escola, sistema de ensino, adaptação à língua etc? Você conhece algum brasileiro que foi para o Canadá com crianças?
Ola Mariana tudo bem! Sou Publicitário aqui no interior de São Paulo, atuo na direção de arte, vi seus vídeos e o blog gostaria de saber como conseguir um emprego nessa área.
ResponderExcluir