Ads

SIGA NO INSTAGRAM

"O principal sentimento que eu tenho pela Inglaterra é o de gratidão."




Mariana vai completar uma década morando na Inglaterra. Ela se mudou aos 20 anos, encontrou seu marido e hoje é uma cidadã britânica na pequena cidade de Redhill.







Mariana Belko Nicholas
29 anos
Redhill, Inglaterra
Cidade Natal: São Paulo, SP
Casada

Você mora sozinha?
Moro com o meu marido, David, que é inglês.

Há quanto tempo está no país?
Moro aqui há mais de 9 anos.

Com o que você já trabalhou e qual o seu trabalho atual?
Eu sempre trabalhei no ramo de restaurante, mas quando cheguei aqui também trabalhei fazendo limpeza. Hoje em dia eu sou gerente de um Coffee Shop. Nas horas vagas faço vídeos no Youtube com o meu marido sobre algumas curiosidades aqui da Inglaterra, rsrsrsrs.

O que te levou a sair do Brasil?
Na época estava um pouco difícil pra eu conseguir emprego no Brasil. Eu tinha apenas 20 anos quando eu decidi vir pra Inglaterra. Eu queria ajudar a minha família, principalmente a minha mãe que sempre esteve doente. Eu saí em busca de uma vida melhor. Eu também sempre quis aprender inglês, o que me motivou ir para a Inglaterra.

Porque escolheu a Inglaterra e Redhill?
Na época eu tinha 2 irmãos que já moravam aqui e eles me ajudaram e me incentivaram à vir pra cá. Eu também sempre quis aprender inglês. Quando eu cheguei, morei em uma pequena cidade perto de onde eu moro agora. Depois de 3 anos e meio nessa cidade eu conheci o Dave (meu marido), que nasceu em Redhill, então depois que nos casamos vim morar com ele em aqui.

Conhece o Idioma? Já conhecia quando se mudou?
Hoje eu sou fluente no inglês, mas quando cheguei aqui não conseguia me comunicar. Era somente mesmo o tal do verbo “TO BE” e a famosa frase “The book is on the table”, rsrsrs.

Qual o custo de vida? É mais barato ou mais caro em relação à sua cidade natal?
Aluguel aqui na Inglaterra é bem caro, mas outras coisas como carro, computador, comida e outras comodidades é barato. Aqui, pra quem trabalha período integral, mesmo ganhando o salário mínimo, ainda consegue ter uma vida confortável e não passa vontade de nada.

Qual a relação de infraestrutura você faz de Redhill com São Paulo?
A cidade de Redhill tem por volta de 25 mil habitantes, porém é um lugar ótimo de se morar, pois é perto de tudo. O transporte público apesar de ser um pouco caro é ótimo e em questão de meia hora no trem você já está no centro de Londres. Nós estamos bem perto do aeroporto de Gatwick, então por aqui você encontra vários hotéis de excelente qualidade. Você pode até andar por aqui e encontrar algumas ruas com buracos, mas logo você vai ver o pessoal da prefeitura arrumando as ruas. Em questão de saúde, aqui nós temos o NHS (que seria o equivalente ao SUS no Brasil) e até hoje, tudo que precisei sempre tive um atendimento excelente.

O que te chamou atenção na cultura do país?
Eu gosto muito do jeito dos ingleses. Gosto da maneira que eles procuram preservar a tradição e a história do país. Também os admiro pela honestidade e o modo que eles respeitam as pessoas, as leis, os animais, etc. Apesar de serem tradicionais, ao mesmo tempo eles são muito receptivos e abertos a outras culturas, o que sempre me fez sentir bem acolhida por eles aqui.

Tem alguma história engraçada/inusitada que aconteceu com você no país?
Já passei por algumas situações no começo por não falar inglês fluente. Mas acho que o mais engraçado pra mim são os tombos que eu levo todo ano quando neva aqui, porque você tem que andar que nem pato pra não cair, rsrsrsrs.

O que do Brasil te faz mais falta? Em que momento você sente/sentiu mais saudade?
Com certeza a comida! Eu gosto da comida inglesa e já me acostumei, mas até hoje sinto falta da comida brasileira. Eu acho que as frutas e verduras no Brasil são mais frescas e com mais sabor. Para mim, fazer um feijão aqui nunca tem o mesmo sabor que o feijão temperadinho que você faz ou come em qualquer restaurante no Brasil. Também sinto a falta do sol, pois aqui na Inglaterra chove muito e o céu é sempre cinzento. O verão aqui é muito curto!

Do que você não sente falta no Brasil?
Eu amo o Brasil, mas infelizmente o nosso país tem muitos problemas. Eu sinto falta de muitas coisas, mas com certeza não sinto falta da violência, do desrespeito e descaso por parte dos políticos com a população, dos altos impostos que você paga e não vê retorno algum e da falta de investimento em hospitais e educação.

O que você costuma fazer nos momentos de folga? Quais os programas e lazeres existem para se fazer na cidade?
Eu e meu marido somos bem caseiros. Em Redhill não tem muitos lugares pra sair, pois é uma cidade pequena, porém tem alguns restaurantes e pubs bem legais. Quando queremos sair, nós geralmente vamos para as cidades ao redor porque aqui tudo é bem perto. Tem várias opções como cinema, boliche e até aquele parque de diversão que aparece no filme "Saw", o Thorpe Park. 

Qual a relação dos nativos com brasileiros? Você possui amigos ingleses?
Ser brasileira aqui sempre foi um ponto positivo e quando eu falo que eu sou do Brasil, eles sempre abrem um sorriso e falam que acham o Brasil um país incrível por sua beleza natural. Eu tenho uma mistura de amigos ingleses, brasileiros e também de outras nacionalidades como poloneses.

O que é falado sobre o Brasil por aí?
Eu sempre ouvi coisas boas sobre o Brasil aqui. As pessoas sempre me perguntam por que eu deixei o Brasil, que tem um clima quente e praias maravilhosas, para vir pra cá onde sempre chove e faz frio. Eles falam que o Brasil tem bons jogadores de futebol. Por aqui tem muitos torcedores do time do Chelsea, o qual tem vários jogadores brasileiros, então isso é uma das coisas que os ingleses vão sempre mencionar sobre o Brasil. Eles também falam que o povo brasileiro é muito alegre e as mulheres são bonitas.

Gostam da música brasileira? Como é a repercussão das nossas músicas aí?
Como nós moramos fora de Londres, a música brasileira por aqui não é conhecida. Mas eu já conheci alguns ingleses que mencionaram alguns nomes como Jorge Ben e Caetano Veloso. O meu marido, Dave, gosta muito da música brasileira e ele está sempre escutando a Marisa Monte, Legião Urbana e o Capital Inicial.

Quais são os principais ídolos atualmente no país?
Aqui na TV e na música todos os anos os principais famosos que sempre estão na mídia são aqueles que participam do programa X Factor (a versão do Pop Idol). Mas cantoras como Rihana e Beyonce também estão sempre na mídia. E é claro por causa do nascimento do "Royal baby" o príncipe William e a princesa Kate têm sido os queridinhos do ano.

O que você costuma assistir na TV?
Assisto de tudo que passa na TV britânica, desde os programas do chef Jamie Oliver até o programa X Factor. Também gosto dos documentários que passam no canal "Channel 4", pois são sempre muito interessantes. Também assisto alguns programas brasileiros, pois o Dave está aprendendo português e isso o ajuda bastante. Só não gosto de novelas, nem britânicas e nem brasileiras, rsrsrs.

O seu marido é inglês; eles são mais bonitos que os brasileiros?
Nunca tive nenhuma preferência, pois pra mim o que importa num homem é o caráter e a honestidade, independente da nacionalidade. Eu nunca imaginei que um dia iria me casar e muito menos com um inglês, mas acredito que Deus proporcionou o meu encontro com o Dave. E é como diz aquele ditado: "toda panela tem a sua tampa" (e no meu caso a minha tampa foi "made in England", rsrsrsrs).

Você encontrou algum problema para obtenção de documentos e visto?
Quando eu vim para a Inglaterra eu não tinha visto. Eu vim como turista na esperança de conseguir fazer a cidadania europeia que eu tinha por parte da minha mãe. Infelizmente eu não consegui fazer a cidadania e acabei ficando morando aqui ilegalmente por 3 anos e meio. Depois que eu me casei com o Dave, eu consegui o visto de residência e esse ano eu me tornei uma cidadã britânica.

Como é a vida em uma pequena cidade inglesa?
Eu adoro morar aqui, pois é como aquele clima de cidade de interior que temos no Brasil. O bom daqui é que é perto de tudo e se você quiser ir passear em Londres é somente meia hora de trem. 

Você já foi a Londres? Quais as principais diferenças você pode notar para Redhill?
Já fui várias vezes e também já trabalhei em Londres. Adoro passear e fazer compras lá, mas não sei se gostaria de morar, pois acho muito movimentado. Acho que as principais diferenças entre Londres e Redhill é que em Londres dificilmente você encontra um inglês, pois o que mais tem é estrangeiros e turistas de toda parte do mundo. Então, acho que pra quem mora em Londres, acaba não tendo tanta oportunidade de conviver e conhecer os ingleses de perto. Em Londres, como em qualquer outra cidade grande, as pessoas estão sempre com pressa. Em Redhill, você vive uma vida tranquila, onde todo mundo conhece todo mundo e toda vez que você pega um ônibus, o motorista sorri e te fala um "bom dia".

O que você não gosta na cidade ou no país?
Não tenho muito do que reclamar. Acho que a única coisa que não gosto daqui é o frio e a chuva que é sempre frequente.

A população se envolve muito com a política? Qual a opinião/relação geral sobre o atual governo?
Aqui não é obrigatório votar, e pra falar a verdade você não ouve muitas pessoas discutindo sobre política, a não ser na TV. Na região onde moramos (Surrey) a maioria da população apoia o partido "conservative", que está no poder no momento. Eu sempre tento acompanhar as notícias sobre política daqui, mas pra falar a verdade, somente esse ano eu comecei a me interessar mais, pois somente agora que me tornei cidadã britânica poderei votar. Eu pessoalmente simpatizo com o primeiro ministro David Cameron e acho que ele está fazendo um bom trabalho.

Conhece alguma história (ou lenda) da cultura que pode contar?
Uma das histórias mais famosas da Inglaterra é a do famoso "Jack the Ripper", o serial killer de Londres que até nos dias de hoje ninguém sabe quem foi. Em Londres tem uma atração chamada London Dungeon, onde atores apresentam entres outras histórias e lendas que aconteceram em Londres incluindo a história do Jack the Ripper. É um lugar muito interessante e eu recomendo pra quem estiver em Londres. 

Existe algum programa do governo que lhe chame a atenção?
Um plano recente que o governo anunciou foi a redução do imposto que os trabalhadores irão pagar a partir do ano que vem. Aqui até £6.500 por ano você não paga imposto e a partir do ano que vem vai mudar para até £10 mil. Outro plano que o governo tem aqui é pra quem tem filhos e está desempregado, o governo oferece casa e uma ajuda de custo até a pessoa conseguir emprego e voltar a se estabilizar. O único problema é que algumas pessoas acabam se acomodando e vivendo às custas do governo pelo resto da vida. Eu já ouvi casos de alguns estrangeiros se aproveitando disso também, pois se você tem passaporte europeu, também tem os mesmos direitos. Tem até alguns estrangeiros dos países do leste europeu vindo pra cá para pedir ajuda do governo e assim que conseguem o dinheiro sendo depositado todo mês na conta, eles voltam para o país de origem sem avisar e continuam a receber o benefício.

Pensa em voltar para o Brasil?
No momento eu não penso em voltar a morar no Brasil. Não gosto de dizer que nunca irei voltar, mas acho difícil de acontecer. Pra falar a verdade, o Dave tem mais vontade de ir morar no Brasil do que eu tenho no momento.

Qual o seu sentimento pela Inglaterra?
Acho que o principal sentimento que eu tenho pela Inglaterra é o de gratidão, pois tudo o que conquistei financeiramente foi aqui. Esse país me ofereceu oportunidades de trabalhar e viver com dignidade e ainda ajudar a minha família que deixei no Brasil. Foi aqui onde eu conheci o Dave e que foi a melhor coisa que já aconteceu na minha vida.

Se tivesse um filho, quais características ensinaria/gostaria que ele tivesse do jeito brasileiro e da maneira inglesa de ser?
Acho que seria uma mistura. Iria com certeza ensinar a cultura e mostrar a realidade do Brasil. Mas se fossemos ter um filho aqui, acho que a maior influência seria a inglesa, pois a criança estaria mais em contato com a cultura britânica, o que pra mim não seria um problema, pois acho que os britânicos dão uma boa educação e ensinam bons valores para seus filhos. Acho que a única coisa que falta para muitos aqui seria a presença de Deus na vida deles. Tanto eu quanto o Dave somos cristãos, então iríamos com certeza passar esse ensinamento para os nossos filhos.

Que conselhos você daria a quem pretende visitar ou até mesmo se mudar para o país?
Acho muito importante pesquisar e saber o máximo possível sobre o país, as pessoas e a cultura. Se está vindo para a Inglaterra e ainda não fala inglês, procure aprender o máximo possível, pois quando chega aqui, você acaba se frustrando por não entender e não conseguir falar pelo menos o básico. Em minha opinião, aprender o idioma e saber respeitar a cultura dos ingleses vai facilitar muito a sua adaptação no país.

15 Comentários

  1. Adorei participar da entrevista. Obrigada Matheus :-)

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a entrevista! Dá até vontade de ir pra Inglaterra!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. me ajudou muito!!! estou indo morar em Redhill UK

    ResponderExcluir
  5. Mariana continue quietinha por aí. Curta a sua Inglaterra porque por aqui a coisa tá tão feia quanto há 10 anos atrás.

    Já morei uns 03 anos no interior da Inglaterra vivendo como operário. Hoje vivo no Brasil. Sou advogado e me pergunto todos os dias o que estou fazendo no Brasil. Ai que saudades, especialmente do interior. Vida ótima. Sem problemas. Cidadezinhas paradisíacas. Morro de inveja de minha filha e meus três netos que vivem em Swindow.

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, complementando fazíamos churrasco todo final de semana com calor, frio, neve, etc., E meu prato principal era arroz e feijão (comprado fresquinho nos Indians market). Tudo de bom Mariana. Boa sorte. Acho que você a melhor escolha da tua vida...

    ResponderExcluir
  7. Mariana continue quietinha por aí. Curta a sua Inglaterra porque por aqui a coisa tá tão feia quanto há 10 anos atrás.

    Já morei uns 03 anos no interior da Inglaterra vivendo como operário. Hoje vivo no Brasil. Sou advogado e me pergunto todos os dias o que estou fazendo no Brasil. Ai que saudades, especialmente do interior. Vida ótima. Sem problemas. Cidadezinhas paradisíacas. Morro de inveja de minha filha e meus três netos que vivem em Swindow.

    ResponderExcluir
  8. Olá, pessoal, tudo bem? Sou estudante de mestrado e estou fazendo uma pesquisa para minha universidade sobre brasileiros que namoram ou são casados com britânicos. Vocês conhecem alguém que poderiam me indicar para eu fazer uma rápida entrevista? A entrevista é anônima e é sobre os aspectos culturais. Se puderem indicar alguém ficarei muito grata. Obrigada!!

    ResponderExcluir