Ads

SIGA NO INSTAGRAM

"Não me sentia em casa, mas aos poucos a Bélgica me ganhou."




Ana Elisa soma quase dois anos em suas duas passagens pela Bélgica. A mineira aprendeu a gostar do país e hoje se diz apaixonada pela vida na pequena cidade de Strijtem.






Ana Elisa Miranda
27 anos
Strijtem, Bélgica
Cidade Natal: Francisco Sá, Minas Gerais
Solteira

Você mora sozinha?
Moro com meu namorado.

Há quanto tempo está no país?
Eu morei na Bélgica por um ano, trabalhando como Au Pair. Fui ao Brasil por um tempo e agora estou de volta há 9 meses. 

Com o que você trabalhava no Brasil e qual o seu trabalho atual?
Eu me formei em Letras/Inglês e lecionei por mais ou menos quatro anos, inclusive nos curtos períodos em que estive de volta do exterior (também morei um tempo nos EUA). 
Atualmente estou sem emprego, pois meu pedido de visto está pendente e não tenho permissão para trabalhar no país ainda, mas faço trabalho voluntário numa associação em Bruxelas que oferece oficinas de língua e cultura para crianças de famílias imigrantes brasileiras e também escrevo no meu blog (Ana Elisa Miranda) e outros sites. 

O que te levou a sair do Brasil?
Eu sempre quis conhecer mais do mundo e ir além do que minha cidade tinha para oferecer. Eu queria ver lugares diferentes, conhecer pessoas, jeitos e costumes diferentes dos nossos. Ao aprender inglês essa vontade aumentou e ao terminar a faculdade tive a oportunidade de ir para os EUA. Depois de um ano e meio fora, foi difícil me readaptar ao Brasil, então vim morar na Bélgica por um tempo e foi onde conheci meu namorado. 

Porque escolheu a Bélgica?
A princípio eu queria vir para a Europa, mas não tinha um país específico em mente. Encontrei minha (agora ex) host family, nos demos bem e vim morar com eles. Nunca tinha sonhado em morar aqui e a princípio não me sentia em casa, mas aos poucos a Bélgica me ganhou e hoje amo viver nesse pequeno país tão curioso. Além do mais, hoje moro com meu namorado e estou realmente fazendo da Bélgica meu segundo lar. 

Conhece o idioma do país? Já conhecia quando se mudou?
A Bélgica possui três idiomas oficiais: francês, holandês e alemão. Eu moro em Flandres, onde a língua oficial é o holandês e quando eu me mudei não conhecia nada do idioma. Hoje consigo entender e falar um pouco, mas ainda não sou fluente. Os sotaques variam muito entre as regiões e a maior parte das pessoas fala inglês, o que têm dificultado minha aprendizagem. 
Nossa cidade também é muito próxima da capital Bruxelas, onde apesar de ser considerada bilíngue, a língua mais falada é o francês. Por ser mais semelhante ao português, é mais fácil de entender e falar.
O alemão só é falado em uma pequena parte na fronteira com a Alemanha.

Qual o custo de vida? É mais barato ou mais caro em relação à sua cidade natal?
Não sei dizer exatamente, mas a impressão é que aqui temos acesso a mais e melhores coisas: transporte, saúde, comida, roupas, eventos, viagens. O estilo e a qualidade de vida que temos aqui, não teríamos no Brasil com as mesmas condições financeiras. 

Qual a relação de infraestrutura da cidade você faz com sua cidade natal?
Como em todo lugar, há pontos positivos e negativos. Aqui as ruas e estradas não são esburacadas como na minha cidade natal; o transporte público é acessível e frequente, porém é normal haver greves e atrasos por causa da neve ou chuva forte. As escolas públicas são ótimas e não conheço ninguém que coloca os filhos em escolas particulares; onde eu moro as ruas são limpas e há muito verde, mas Bruxelas, por ser uma cidade grande é um pouco suja como em qualquer cidade desse porte. 

O que te chamou atenção na cultura do país?
A divisão Flandres/Valônia. Há uma rivalidade e um desentendimento político constante. A Bélgica chegou a ficar mais de um ano sem governo (primeiro-ministro). Cada região possui órgãos que regem a educação, os transportes, etc. Cada uma possui também seus canais de tv e rádio. São dois países em um. Acho que eles têm mais orgulho de dizer que são flamencos do que belgas.
Gosto muito do estilo de vida deles: apreciam o bom da vida, os (poucos) dias de sol, fazem esporte, são muito ativos, cozinham usando ingredientes frescos e saudáveis, viajam, curtem um barzinho ou café e também são muito família. 

Tem alguma história engraçada/inusitada que aconteceu com você no país?
Nada muito inusitado aconteceu ainda, mas sempre passo uns “apertos” com relação às línguas. 

O que do Brasil te faz mais falta? Em que momento você sente/sentiu mais saudade?
Sempre sinto saudade de duas coisas: pessoas que amo e comida. Saudade de estar em casa com meus pais e irmãos, comendo aquela comidinha caseira, rodeada de coisas e lugares familiares com os quais eu cresci e pessoas com quem compartilhei tantos momentos da minha vida. 
Quando você muda de país tudo é novo: as pessoas, seus arredores, a língua, a cultura, sua rotina. Às vezes se torna cansativo e dá saudade do conforto do lar. 

Do que você não sente falta no Brasil?
Da falta de segurança que afeta nossa qualidade de vida. Do medo constante de andar nas ruas sozinha. Da palhaçada que é nossa política. 

Você gosta da comida local? É muito diferente da brasileira?
Adoro a comida local! A Bélgica é conhecida pelas cervejas, batatas fritas e waffles, mas a culinária belga é muito mais rica que isso. No dia a dia comemos bastante verduras e batatas, porém os pratos mais tradicionais são o stoofvlees, que é uma carne cozida com cerveja e chega ao ponto de desfiar; mosselen, que são mexilhões acompanhados de batata frita; waterzooi, que é um ensopado de peixe, frango ou carne com legumes e outros. A cozinha belga é também muito influenciada por outros países: eles comem bastante espaguete à bolonhesa, verduras e arroz feitos ao jeito asiático e muito peixe. 

O que você costuma fazer nos momentos de folga? Quais os programas e lazeres existem para se fazer na cidade?
Depende do clima. No verão eles fazem muito o que chamam de “een terrasje doen”: sentar do lado de fora dos bares com os amigos. Como o verão dura pouco, eles aproveitam ao máximo a oportunidade de aproveitar o sol e os dias longos. Gostamos também de fazer passeios de bicicleta, ir aos festivais de verão que acontecem por toda parte, visitar parques e fazer pequenas viagens. No frio, gostamos de ir ao cinema, jantar com os amigos e ir aos bares locais. Até hoje eu procuro experimentar cervejas que nunca bebi e a Bélgica é o melhor lugar pra isso. 

Você encontrou algum problema para obtenção de documentos e visto?
Da primeira vez foi tudo rápido e claro - vim ser Au Pair e todo o processo foi feito por correio.
Desta vez, estou pedindo um visto de coabitação (residência baseada no relacionamento com um belga) e é bem chatinho e demorado. Várias visitas à prefeitura, espera de 6 meses pela resposta da Imigração e muita dificuldade em encontrar informações completas e claras sobre o que é preciso fazer.

O que você menos gosta na cidade, ou no país?
Eu sou bem adaptável e vejo sempre o lado bom dos lugares e pessoas. Porém, o que não consigo “gostar” é o clima. O verão é muito curto e o restante do ano é frio, cinza e chuvoso. Isso mexe muito com o humor das pessoas, que ficam mais desanimadas e ranzinzas. As línguas também são difíceis de aprender e exigidas na maior parte das vagas de emprego disponíveis. 

Qual a relação dos nativos com brasileiros? Você possui amigos belgas?
Os belgas são muito receptivos (falo pela minha experiência morando em Flandres). Tenho muitos amigos e eles são abertos, curiosos, gostam de saber sobre o Brasil, experimentar comidas e bebidas e até aprender um pouco de português. 

O que é falado sobre o Brasil na Bélgica?
Bom, como em vários países, o Brasil é visto como o destino turístico perfeito: clima bom, praias, paisagens lindas, alegria, festas. Por outro lado, as notícias das manifestações deste ano estavam sempre na mídia e tive muitas conversas tentando explicar a realidade brasileira, como grande parte da população vive, a política, a Copa do Mundo, etc. 

Gostam da música brasileira? Como é a repercussão das nossas músicas aí? 
Acho que a mesma em todos os cantos do mundo: Michel Teló e Gustavo Lima. Já perdi a conta de quantas vezes ouvi essas músicas nos bares e tive que explicar o que elas querem dizer. Aos poucos vou tentando mostrar aos meus amigos que a música brasileira vai muito além disso. Já converti meu namorado a fã do Cazuza!

Quais são os principais ídolos atualmente no país?
Eles têm torcido muito pela seleção belga, ainda mais com a classificação para a Copa. 
Na música, o Stromae têm feito muito sucesso. Trixie Whitley, Arsenal e Gabriel Rios também. 

O que você costuma assistir na TV?
Não assisto muito, mas às vezes vejo as notícias, novelas e séries em holandês para acelerar minha aprendizagem. 

Você namora com um belga: Eles são mais bonitos que os brasileiros? rs Por quê?
Não é questão de ser brasileiro, belga, africano ou chinês. Existem pessoas diferentes e todo e qualquer canto do mundo e beleza é um conceito relativo. 

Você conheceu ou utilizou algum produto ou serviço que recomendaria a ser utilizado no Brasil?
Aqui existem máquinas de pão, frutas e até de fritas, onde você pode adquirir seu produto a qualquer hora, mesmo que o estabelecimento esteja fechado. 

Você gosta da música do país? Tem algum cantor/banda que recomenda?
Os belgas (que conheço) escutam muito mais música internacional, mas no rádio e tv eu escuto Stromae, Trixie Whitley, Arsenal e outros. 

Conhece alguma história ou lenda da cultura que pode contar?
Em Bruxelas existe a estátua de um menininho nu fazendo xixi. Ele se chama Manneken Pis e há várias lendas sobre ele. Uma delas, do século 14, diz que Bruxelas estava sob ataque e planejavam utilizar explosivos nas muralhas da cidade. Um menino chamado Julianske escutou esses planos, fez xixi no pavil e salvou a cidade! 

Pensa em voltar para o Brasil?
Não sou de fazer planos a longo prazo e aprendi que as coisas mudam com o tempo. No momento, não planejo voltar a morar no Brasil, pois estou começando a organizar e construir minha vida aqui e não me vejo vivendo lá.

Qual o seu sentimento pela Bélgica?
Já posso dizer que tenho muitas memórias boas neste país, muitos amigos e aventuras. Me sinto acolhida e me adaptei muito bem. Tenho muito carinho por essa terra. 

Se tivesse um filho, quais características ensinaria/gostaria que ele tivesse do jeito brasileiro e da maneira belga de ser?
O jeito mais caloroso de ser do brasileiro – abraçar, se abrir, fazer amizade fácil, rir e falar alto. Dos belgas eu ensinaria o respeito, a honestidade, o jeito correto de ser e o saber aproveitar as coisas boas e simples: o tempo livre, os dias de sol, uma boa comida caseira, um passeio de bicicleta.

Que conselhos você daria a quem pretende visitar ou até mesmo se mudar para o país?
A Bélgica é muito bem localizada – no centro da Europa. É muito fácil viajar de trem por aqui e em poucos dias pode-se conhecer as principais cidades: Bruxelas, Gent, Antuérpia, Namur, Liége. Pra quem gosta, temos a mais variada lista de cervejas, além das famosas trapistas; chocolates maravilhosos, cidadezinhas medievais, castelos, igrejas e monastérios lindos a serem visitados. 
Pra quem pensa em morar aqui, é bom saber o básico de francês e/ou holandês dependendo da região onde for morar. É bom estar preparado para um clima muito diferente do brasileiro: chuvoso, cinza e frio em boa parte do ano e para muita burocracia.


38 Comentários

  1. Boa entrevista! Estou muito contente que voce goste da Belgica... eu adoro o Brasil e espero que um dia eu posse ir viver ai... Estou a aprender o portugues e fui 5 vezes a Brasil... Conheco tambem o Natal e em 2005 participamos na Carnatal...

    ResponderExcluir
  2. Meus planos para 2014 são conhecer a Europa. Apôs esta entrevista, certamente colocarei a Bélgica no meu roteiro, mas incluindo a cidade de Bruges. Parabéns,

    ResponderExcluir
  3. Toucan: que legal que vc ama o Brasil, espero que possa viver lá e aproveitar o que há de melhor!
    Orvalho: Você vai amar a Bélgica! Brugge e tantas outras cidades são lindas :)

    ResponderExcluir
  4. A língua da Flandres é o Flamengo, parecido com o Neerlandês (não Holandês como é referido). Já sabia disso antes de estudar em Antuérpia. Da wikipedia: "A língua neerlandesa é popularmente denominada "língua holandesa", mas tecnicamente o holandês é um dialeto do neerlandês, falado na região chamada Holanda que hoje é constituída por duas províncias dos Países Baixos. As variações do neerlandês faladas na Bélgica são comumente denominadas flamengo."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo esclarecimento, ferdyaraujo.
      Pela minha experiência, a língua aqui é denominada tanto holandês quanto flamengo. As diferenças existem mas a língua ainda é a mesma, como o português europeu e o brasileiro.

      Excluir
  5. Oi Ana sou mineiro de Belo Horizonte e adorei sua entrevista, moro em Dublin e sempre tenho crises por nao me sentir em casa, sua entrevista me ajudou especialmente hoje por estar ansioso com mudancas que vem acontecido em minha vida. Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto, que bom que minha história ajudou um pouco.
      Mantenha o foco nos sonhos e espero que tudo dê certo aí pra vc!

      Excluir
  6. eu amei tudo que voce falou, no meu caso estou para morar na Alemanha. e estou preocupada cmo adaptaçâo cultural lá. sou brasileira de Recife. voce pode me dar algum conselho? um grande abraço... Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle!
      Acho que as coisas mais difíceis de lidar são: o clima, a língua, o jeito das pessoas. O inverno é longo, a língua é difícil e o choque cultural pode ser grande. Porém, se você focar nas coisas boas, viajar bastante, aproveitar e focar no objetivo que te levou ao país, fica tudo bem :) Boa sorte!

      Excluir
    2. Eu vivo aqui a 15 anos, claro o comeco e dificil, lingua, os alemaos , Minha dica : apreda mais rapido a lingua e depois vc se sente em casa !

      Excluir
    3. Oi Danielle ! O comeco é muito difícil, Sem familia, alguem pra conversa , so´ o marido que sempre estara trabalhando ! O frio que a gente nao conhece,"sou Recifense" mais com um tempo voce sabera se aquecer ! , Vc vai escutar muito q os Alemaos sao frio, Mais quando a gente aprende a Lingua , Vc entendera melhor as pessoas , saberar compreender que somos todos Humanos.. Brasileiros ou Alemaos ! Aqui vc tambem vai ser adorada , eles amam o Brasil, E tambom dizer que es Brasileira ! Meu conselho, Aprender alemao e vc vai se sentir em casa e segura ! Claro , Familia e a nossa saudade de comer uma coxinha uma tapioca .. Hmm. mais nao se preucupe podemos compra aqui tudo que brasil nos oferecem ! Viajo sempre para o Brasil e e´tambao ser recebida Pela Familia ! Eu nao peso em mudar de pais pois Eu amo aqui ! Nao tenha medo !Willkommen nach Deutschland! Bem vindo Alemanha !

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislene! Que história hein! Que pena que você teve que passar por tudo isso para chegar onde está hoje. Mas que maravilha que a situação se transformou e hoje você está feliz aqui.

      Eu amo Gent e sempre vou lá! Também estou estudando holandês e passando por momentos que requerem muita paciência, mas voltar ao Brasil também não está nos meus planos.

      Sucesso e se cuida!

      Excluir
  8. Observo que todas voces casaram com um belga para estar na Belgica atualmente. É possivel ir com a minha esposa (ambos brasileiros) morar na Belgica? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas,

      As permissões de residência (vistos) mais comuns são estudo e trabalho.

      Excluir
  9. Estou indo para Ghent agora em Agosto através do programa Ciência sem Fronteiras, gostaria de saber se a bolsa (870 euros/mês) é suficiente para viver razoavelmente bem e ainda conseguir viajar um pouco pela Europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, desculpa a demora em responder.

      Vai depender muito do quanto você vai pagar de aluguel, acho que esse é o maior gasto. Você pode alugar um quarto em residência estudantil, dividir um apto... Você pode se locomover de bicicleta. Acho que a bolsa é suficiente sim, de acordo com seu estilo de vida.

      Excluir
  10. Oi Ana antes de mais obrigado por criar esse blog,eu sou o George sou formado em letras português/inglês e literaturas e atualmente vivo no Brasil com minha esposa brasileira e estou pensando em me mudar para Bélgica no ano que vem,eu tenho cidadania holandesa e minha filha também,e queremos nos mudar todos para região das flandres aí na Bélgica no ano que vem,queria que você me informasse, se está difícil arrumar emprego por aí? E se é difícil arrumar uma casa para alugar aí na sua cidade ou arredores?
    Obrigado e aguardo ansioso pela sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi George,

      Sobre emprego, depende muito da área de atuação, conhecimento de línguas e network. Minha experiência não foi das melhores, estou quase há dois anos sem emprego fixo.

      Não é difícil alugar casa/apto, o difícil é encontrar a combinação perfeita: preço, localização, condições de conservação, etc.

      Boa sorte!

      Excluir
  11. Oi Ana, vou a Bélgica 2 vezes ao ano, pois namoro um Belga a quase 4 anos, adoro esse país mas não tenho pretenção de morar aí. Estudo francês para pode me comunicar e lógico entender as coisas. Adoro o verão daí, passeio muito de bicicleta, degusto as deliciosas cervejas (algumas kkk), no inverno já é outra coisa...muito frio e odiei esquiar e os patins no gelo...detestei! Bem, amo esse país mas não me vejo morando aí por muito tempo. Mas amo meu belga que ama meu Brasil. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joelma,

      Realmente não é fácil tomar a decisão de morar aqui...

      E seu namorado planeja morar no Brasil?

      Tudo de bom pra vocês :)

      Excluir
    2. Oi Joelma, estou admirada pelos 4 anos de namoro a distância.
      Estou namorando há 1 ano um Belga e não estamos dando conta de ficar longe rs!
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Ana, adorei sua entrevista, me ajudou bastante. Obrigada!
    Namoro um Belga e estou pensando em ir morar com ele no próximo ano.
    Tenho muita dúvidas em relação ao visto, tem como ir com visto de turista e depois resolver tudo ai? você me indica algum site?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta,
      Sim, eu vim como turista e pedi coabitação assim que cheguei.
      Olha esse post: http://www.brasileiraspelomundo.com/belgica-coabitacao-29092715

      Excluir
  13. Olá Ana, tudo bem?
    Por favor...vc poderia me ajudar com algumas informações??
    Como posso fazer para trabalhar legalmente na Bélgica. Não tenho idade para trabalhar de Au pair, pois já tenho 43 anos...sou paisagista e desiig floral. Trabalho bastante aqui no Brasil como florista. sei que minha profissão é muito valorizada aí? como poderia fazer para trabalhar legalmente aí? Te agradeço desde já!! Abraço- Silvia Cavalcante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia,
      Para trabalhar legalmente você precisa pedir o visto de trabalho, mas pra isso é preciso ter o emprego. Há também a possibilidade de empreender, mas não sei bem como funciona. Olha esse site: http://www.belgium.be/en/work/

      Excluir
  14. Quero muuuuuiiito arrumar um emprego aí e me mudar mas não tenho nenhum curso especializado, será muito difícil arrumar emprego aí? ???

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana, Uau que artigo incrível!

    É incrível ver que outros já passaram e ainda estão passando pelo mesmo que a gente. Atualmente, eu também escrevo sobre a Bélgica e fico muito feliz em ver que não sou o único a ver este país com tão belos olhos. Parabéns!

    Ler seu artigo me enriqueceu muito. E quem quiser saber mais sobre a Bélgica, depois de ler este belo artigo.
    Visite meu blog: http://vivernabelgica.com

    Um grande abraço e parabéns ao blog pelo excelente conteúdo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana, Uau que artigo incrível!

    É incrível ver que outros já passaram e ainda estão passando pelo mesmo que a gente. Atualmente, eu também escrevo sobre a Bélgica e fico muito feliz em ver que não sou o único a ver este país com tão belos olhos. Parabéns!

    Ler seu artigo me enriqueceu muito. E quem quiser saber mais sobre a Bélgica, depois de ler este belo artigo.
    Visite meu blog: http://vivernabelgica.com

    Um grande abraço e parabéns ao blog pelo excelente conteúdo!

    ResponderExcluir
  17. Aqui no Brasil, mais precisamente em Brasília, tenho uma escola /creche de educação infantil. Sempre tive vontade de ir morar na Bélgica, mas fico insegura de montar uma escola lá e não ter público, já que escola pública lá "funciona"...

    ResponderExcluir
  18. olá ana, adorei o artigo, moro na Belgica a 4 meses e não e fácil, mais amo esse lugar..

    ResponderExcluir
  19. olá ana, adorei o artigo, moro na Belgica a 4 meses e não e fácil, mais amo esse lugar..

    ResponderExcluir
  20. olá ana, adorei o artigo, moro na Belgica a 4 meses e não e fácil, mais amo esse lugar..

    ResponderExcluir
  21. Estou indo em fevereiro 2017 para Bertrix gostaria de ter contato com brasileiros que vivem nesta cidade ou bem próximo

    ResponderExcluir
  22. Ola Ana Elisa gostei muito de sua experiencia , tenho planos de morar na Bélgica já tenho uma relação a 6anos com Holanda queremos fazer essa coabitação pela Bélgica aquando ele chegar na Bélgica fixa residencia eu já posso chegar e ir na prefeitura me registrar ou começo pelo Brasil , me de um norte.Aguardo contato . Obrigada

    ResponderExcluir
  23. 9 motivos para NÃO morar na Bélgica:

    1) A Bélgica é o país mais islamizado da Europa! É o berço do radicalismo islâmico.
    2) O distrito de Molenbeek em Bruxelas já é um território islâmico no coração da Bélgica. Molenbeek é uma espécie de "gueto islâmico", chamado de "zona proibida" ("no-go-zone"), onde a Lei Sharia ("Lei do Terror") já está implementada e não-muçulmanos não podem entrar. Nem a própria Polícia entra!
    3) Na Bélgica (Bruxelas) você não sabe se está na Arábia Saudita ou na Europa, pois, praticamente, todas as mulheres usam hijabs ou burcas, e as que não usam correm perigo. Tráfico de drogas e mesquitas radicais estão por toda parte. Miséria, desemprego e a criminalidade caminham a passos largos. Em Molenbeek, a taxa de desemprego gira em torno de 40%. Imãs radicais passam pentes finos, de forma agressiva, à procura de jovens com poucos recursos para arregimentá-los a travarem a jihad contra o Ocidente. Outras regiões da Bélgica, como Shaerbeek e Anderlecht estão na mesma situação de Molenbeek.
    4) A Bélgica vive uma onda de insegurança por conta dos ATAQUES TERRORISTAS islâmicos. Em 2016, 31 pessoas foram mortas e cerca de 300 ficaram feridas nos atentados no aeroporto de Bruxelas e na estação do metrô de Maalbeek. Após os ataques, o governo belga conclamava o povo a se abster de reações violentas, declarando que os muçulmanos - PASMEM - são as principais vítimas do terrorismo.
    5) Na maioria dos países europeus, a exemplo da Bélgica, a "islamofobia" é considerada crime; e qualquer crítica ao islã pode ser considerada "islamofobia".
    6) A maioria dos combatentes jihadistas estrangeiros lutando ao lado do Estado Islâmico são cidadãos belgas muçulmanos (nascidos na Bélgica, mas descendentes de marroquinos)! A Bélgica é a principal fonte de jihadistas per capita da União Européia para o Estado Islâmico.
    7) Em Bruxelas, as crianças em escolas públicas são obrigadas a frequentar aulas sobre o islã.
    8) O nome mais comum dos recém-nascidos da Bélgica há 4 anos consecutivos é "Muhammad"(Maomé)!!!
    9) A Bélgica está entre os 20 países MAIS ATEUS do mundo, sendo que 45% da sua população é composta por ateus ou irreligiosos.

    A Bélgica já está derrotada!!! Os belgas estão abandonando a Bélgica sem lutar!!! Em até 30 anos, a Bélgica será completamente islâmica e mudará de nome para "Belgistão"!!!

    ResponderExcluir
  24. Quero conhecer mulheres de toda europa, interessadas em namoro ou algo mais. Tenho41anos, 1.67 altura, 70kg. Me chamo Rogerio, homem negro, natural da cidade do Rio de janeiro.
    Tel/whats app:+55 21 98451 6489
    www.facebook.com/faxineirocarioca

    ResponderExcluir