Ads

SIGA NO INSTAGRAM

"Sempre fui apaixonada por Barcelona, era e segue sendo a cidade dos meus sonhos."




Jennifer deixou o Brasil ainda criança para viver uma nova vida na Espanha. Quase uma década depois, o amor pela nova nação fala mais alto.






Jennifer Fernandes, 19 anos, 
Noiva
Barcelona, Espanha
Cidade Natal: Glória de Dourados-MS


Há quanto tempo está fora do Brasil? Com quem mora?
Estou há mais de 7 anos, não me lembro em concreto. Moro com minha família: minha mãe, meu padrasto e meus dois irmãos.

O que te levou a ir para o exterior?
Os estudos e viver uma cultura nova.

Qual era sua atividade no Brasil e o que faz agora?
Eu era e sigo sendo estudante. Faço estudos especializados de Operações Aéreas, mas já estudei Administração e Turismo.

Porque escolheu a Espanha e Barcelona?
Sempre fui apaixonada por Barcelona, era e segue sendo a cidade dos meus sonhos. Não escolhi, dei a sorte de minha mãe morar aqui.

Você conhece o Idioma? Já conhecia quando se mudou?
Sim, eu falo os dois idiomas locais, Espanhol e Catalão, eu vim conhecer ao iniciar meus estudos intensivos aos 14 anos.

Qual o custo de vida? Considera mais barato ou mais caro em relação à sua cidade natal?
O custo de vida na Espanha não é alto, é a faixa adequada para se viver bem. Sei que em outros países é melhor, mas já estou contente com o modo de viver daqui. Considero muito mais barato, sem dúvidas.

Qual a relação de infraestrutura da cidade você faz com sua cidade natal?
É considerável. As estradas são muito bem sinalizadas e asfaltadas, o trânsito é razoável e ocorre mais em horários de pico, o transporte é ótimo, as vezes tem greves ou então é muito movimentado, mas não tenho do que me queixar. Hotéis, saúde, educação e limpeza são ótimos, precisei passar por uma cirurgia de urgência e em menos de um mês após o inicio dos exames já tinha tudo feito e com o diagnóstico prontinho. Educação é incrível, aprendi 4 idiomas fora o português no decorrer desses anos, e o ensino público aqui em Barcelona é como os centros privados do Brasil. Minha cidade natal é muito pequena e do interior, a infraestrutura era péssima, pelo menos na época em que eu vivia no Brasil.

O que te chamou atenção na cultura do país?
Os idiomas, sem dúvidas. Sou apaixonada pela cultura catalã e suas as tradições, foram essencial para a experiência de vida que eu sempre quis.

Tem alguma história engraçada/inusitada que aconteceu com você no país?
Sim. Teve uma época que a música "Ai se eu te pego" virou uma febre aqui na Espanha e certa vez, em plena Plaça Espanya em dia de festival, eu comecei a cantar a música sozinha. Meus amigos não acreditaram, pois quando menos percebemos, havia mais de 60 pessoas cantando comigo, foi um dia único. Querendo ou não, as pessoas aqui da Europa também são tão alegres e festeiras como nós brasileiros.

O que do Brasil te faz mais falta? Em que momento você sente ou sentiu mais saudade?
A minha família, meu pai principalmente.  Desde que vim morar na Europa, nunca mais voltei. O que mais da falta é o companheirismo brasileiro, todos esses anos aqui e acredita que eu não conheço meus vizinhos? Pois é, o problema é que os brasileiros que vivem no exterior em grande maioria não pensam com companheirismo. Devíamos estar unidos por estar longe de casa, mas é o contrário, cada um quer mostrar ser melhor que o outro, triste realidade.

Do que você não sente falta no Brasil?
Da violência, pra ser realista. A violência é mínima aqui e não tenho medo de andar até altas horas da madrugada sozinha pelas ruas de Barcelona. E a minha liberdade me faz não sentir falta de voltar a morar no Brasil.

Você gosta da comida local? É muito diferente da brasileira?
Tem comidas tradicionais espanholas que eu adoro como a paella, tortilla de patatas, chistorra e não posso esquecer do pão com tomate! E a famosa Sangría, que não consigo ficar sem no verão. Não é tão diferente não, aqui se come arroz e feijão, só que em poucas ocasiões e variedades diferentes.

O que você costuma fazer nos momentos de folga? Quais os programas existem para se fazer na cidade?
Costumo a ir à praia. Na maior parte do ano o mar é só de enfeite, mas adoro estar com amigos e até fazer um luau quando surge oportunidades. Existe de tudo que você imaginar, Barcelona para entretenimento é muito diversificada, ainda bem né?!

Você ou sua família encontraram algum problema para obtenção de documentos e visto?
Sim ou claro? Tem gente que dá sorte, consegue contratos de trabalho ou possui familiares com documentação, no meu caso é complicado esse tema, para ser sincera. O visto foi o de menos, já que minha mãe morava aqui na época que eu vim. Minha família já tem documentação e eu estou anos sem ter, mas depois de 7 anos vou conseguir em breve a nacionalidade espanhola, ufa! Mas não é só comigo, tem muitos brasileiros que estão na mesma situação aqui na Espanha, desejo sorte, sei que é difícil.

O que você menos gosta na cidade, ou no país?
Tanto na cidade como no país o que eu não gosto é de certa porcentagem da sociedade que tem preconceitos com imigrantes como brasileiros, latinos, africanos, etc. Para alguns a culpa da crise espanhola é dos imigrantes que ocupam lugares de trabalhos que deveriam ser dos espanhóis, que hipocrisia! Eu e milhares já passamos por esse constrangimento, mas seguimos fortes, hoje em dia já não ligo, os coloco no lugar deles, porque sei que existem milhares de espanhóis no Brasil também.

Qual a relação dos nativos com brasileiros? Você possui muito amigos espanhóis?
A grande maioria recebe os brasileiros com certo entusiasmo, nos veem como um povo alegre e cheio de vida. Mas sempre tem aqueles que nos descriminam também, coisas da vida. Tenho muitos conhecidos, amizades mesmo são poucas, só que os que tenho são luzes na minha vida.

O que é falado sobre o Brasil por aí?
Sempre que falam do Brasil aqui é sobre futebol, praias lindas, carnaval e mulheres gostosas. A maioria das pessoas do exterior só consegue ver isso.

Você conheceu/utilizou algum produto ou serviço que recomendaria a ser utilizado no Brasil?
O Blablacar. É um serviço que você se reúne com pessoas pela internet que desejam ir para o mesmo lugar ao qual você se dirige, aqui é bem comum, mas que pensando bem, isso no Brasil seria bizarro e não daria certo, acho que as pessoas sentiriam insegurança em escolher essa opção de viagem.

E algum produto ou serviço esquisito, já encontrou por aí?
Ah sim, o Turrón! É tipo um doce a base de amendoim entre outros ingredientes, que coisa ruim! O "Fue", muito consumido e com cheiro de chulé, é muito esquisito também. Sem falar no "Jamón": pedaços cortados da perna de um porco, que ficam secos após serem expostos horas ao sol e eles consomem como se fosse a coisa mais saborosa do mundo, que irônico, não entra na minha cabeça comer isso.

Muito se fala sobre a independência da Catalunha: a população em geral se envolve muito nessa questão?
E tanto! Até tem o dia da Independência de Catalunha, conhecido como "La Diada", que ocorre no dia 11 de Setembro. Os catalães são obsessivos por querer ser independentes, mas todas as tentativas foram fracassadas. Não sei por que tentam, até parece que o governo Espanhol vai abrir mão de Estados como Barcelona, um dos maiores que produzem economia no país inteiro.

Qual a sua posição ou opinião sobre a independência? Acha que seria positivo ou negativo?
Eu apoio os catalães, sou apaixonada por essa cultura, mas não creio que seja algo bom em geral. Com a independência os impostos e o preço dos produtos subiriam muito para estabilizar a economia de um pequeno país. A Espanha já é pequena, imagine Catalunha? Pois é, fora que seria uma confusão em relação aos espanhóis para ter documentos, seria uma guerra em diálogos de preconceitos e críticas.

Você gosta da música do país? Tem algum cantor/banda que recomenda?
Muito!!! Nossa, tem várias. Bandas espanholas tem Efecto Pasillo e Reik, cantores tem meu amado Pablo Alborán, Enrique Iglesias, Juan Magan, Alejandro Sanz, Ricky Furiati, Beatriz Luengo, Malu, India Martínez, meus preferidos!

Conhece alguma história (ou lenda) da cultura que pode contar?
Conheço sim, sobre os metrôs de Barcelona, que não são nada amistosas. Nenhum operário da estação de Metro Rocafort (L1) tem coragem de ir às vias, e com razão, por acontecer coisas muito estranhas. Há alguns anos aconteceram muitos suicídios (4 em menos de um mês) que os funcionários da TBM (Transport Metropolitana de Barcelona) ficaram em alerta. Depois do ocorrido, diversos chefes da estação asseguraram ver pelas câmeras de vigilância pessoas caminhando entre as vias, mesmo quando o último metrô já havia passado e o acesso ao público já estava fechado, mas quando eles chegavam ao lugar, não encontraram ninguém. O que me faz nunca pensar em estar em Rocafort nas madrugadas de sábado, onde o serviço é 24h.

Há muitos eventos culturais na cidade?
Diversos, tem de tudo como teatro, dança, música, cinema e incluindo cultura de vários países. Tem as exposições e eventos culturais como a "Feria d'Abril", um evento que demonstra a cultura Sevilhana espanhola, Oleeee!!! Tem muita coisa mesmo.

Existe algum programa do governo que lhe chame a atenção?
Aqui na Espanha pra tudo tem algum tipo de ajuda. Se é jovem e estudante, mãe solteira, se tem problemas de saúde, tudo eles fazem questão de ter algo para solucionar seu problema. O que me chamou a atenção foi o motivo de que eu seja estudante e exista um cartão emitido pelo governo e com o banco que se chama "Carnet Jove", que dispõe mais de 50.000 entidades colaboradoras que proporcionam descontos e facilita muito a vida.

Pensa em voltar para o Brasil? Se sim, quando?
Penso sim, mas não para morar. Irei de férias até ano que vem, e se eu tiver um pouco de sorte, esse final de ano mesmo, Ojalá!

Qual o seu sentimento pela Espanha?
O mais lindo possível, amo esse país. Não é minha terra, mas me acolheu há tantos anos, é minha casa!

Se tivesse um filho, quais características ensinaria e gostaria que ele tivesse do jeito brasileiro e da maneira espanhola de ser?
Quando eu tiver ele vai crescer com o português, espanhol e catalão. Ele terá o jeito guerreiro de lutar pela vida como nós brasileiros, nossa essência e nossa alegria. Mas crescerá com a cultura espanhola e será bem realizado, sem dúvidas.

Viver na Espanha é...
Apaixonante, encantador e realizador de sonhos. Viver aqui não é o mais perfeito, mas é algo que se leva para a vida e pode estar seguro que será umas das experiências mais incríveis que você pode ter.


Que conselhos você daria a quem pretende visitar ou até mesmo se mudar para o país?
Não tenha dúvidas de vir, de tentar, se arriscar e ter algo único que se chama aprendizagem, que esse país te pode oferecer! Se vir visitar não irá se arrepender, Barcelona é fascinante! Se vir morar, boa sorte, bem vindo e que sejas muito feliz, igual eu sou.

0 Comentários